Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

App que cria deepfakes é banido pelo WeChat devido “riscos à segurança”

O aplicativo Zao, que tornou-se viral por colocar o rosto de usuários em cenas famosas, é suspeito de coletar dados pessoais indevidamente

Por André Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 set 2019, 18h48

O aplicativo de deepfakes Zao, lançado na sexta-feira 30, na China, rapidamente viu sua popularidade transforma-se em rejeição. Com a capacidade de incluir o rosto de usuários em cenas famosas, ele teve seu acesso restrito pela empresa chinesa WeChat, que verificou riscos de segurança no app.

(@AllanXia/Reprodução)

Assim, o WeChat proibiu o download em seu navegador e o envio de links de convite em seu mensageiro. Ao tentar fazer isso, surge o alerta que a página foi “denunciada várias vezes e contém riscos à segurança”.

Apesar da restrição, ainda é possível compartilhar os vídeos com cenas editadas. Disponível somente na China, o Zao viralizou ao fazer possível ver como seria se tornar o protagonista de um filme de Hollywood usando somente uma selfie.

Mas o rápido interesse pelo Zao despertou preocupações sobre privacidade. Principalmente por se tratar do envio de fotos do rosto. A rede social chinesa Momo, que desenvolveu o Zao, reivindica direitos “gratuitos, irrevogáveis, permanentes, transferíveis e passíveis de royalties” para qualquer conteúdo carregado no aplicativo.

Agora, com a proibição do WeChat, a empresa responsável pelo Zao afirmou que irá reaver suas práticas. “Entendemos completamente as preocupações de todos sobre a questão da privacidade”, afirmou a equipe do Zao na rede social chinesa Weibo. “Estamos cientes do problema e estamos pensando em como resolver os problemas, precisamos de um pouco de tempo”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.