Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vacina de Oxford: Fiocruz altera previsão de doses para o segundo semestre

A liberação de aplicações passaria de 110 milhões de doses para 100 milhões; com uso de matéria-prima importada em metade do contingente

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jun 2021, 11h40 - Publicado em 2 jun 2021, 14h16

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou nesta quarta-feira, 2, que deve mudar a estratégia de entrega de doses de vacinas contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações. Anteriormente, estava previsto que 110 milhões de doses com matéria-prima nacional, da vacina Oxford/AstraZeneca, seriam liberadas no segundo semestre. Agora, estima-se que esse número seja reduzido a 100 milhões de doses e composto de maneira diferente,  com metade do quantitativo sendo produzido com base importada — como têm sido feitas as entregas neste primeiro semestre.

LEIA TAMBÉM: Vacina do coronavírus: 5 respostas importantes para quem já pegou Covid-19

Poderá, ainda, haver uma lacuna de produção de doses entre agosto e setembro. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, afirmou que “Temos segurança na produção dessas 100 milhões de doses. Poderá haver um ‘gap’? Sim. Mas estamos trabalhando para não ter”, disse.

A mudança na estratégia tem a ver com a adaptação da Fiocruz diante do novo processo de produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), a matéria-prima do imunizante. Trata-se de uma etapa de preparo inédita para a Fiocruz. “Teremos produzido mais do que 50 milhões de doses até o final do ano, mas a liberação dessas doses leva mais de um mês para cada um dos lotes”, esclareceu o vice-presidente da organização Marco Krieger.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.