Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Semaglutida contra a dor? Estudo mostra efeito do remédio na artrose

Pesquisa com medicamento Wegovy constatou que pacientes não só perderam peso como apresentaram melhoras em sintomas da osteoartrite

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 out 2024, 17h27 - Publicado em 31 out 2024, 14h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dos principais representantes da nova geração de medicamentos para obesidade, o Wegovy, irmão do Ozempic destinado ao tratamento do excesso de peso, tem sido testado em uma série de estudos para outras aplicações que, de forma mais direta ou indireta, espelham a relação entre o acúmulo de gordura corporal e doenças como esteatose hepática, problemas cardiovasculares e Alzheimer.

    Em um dos braços dos estudos clínicos, a meta dos cientistas foi investigar se as canetas injetáveis de semaglutida de uso semanal, criadas pelo laboratório Novo Nordisk, teriam efeito diante de uma das consequências do ganho de peso, o desgaste das articulações. E os resultados da intervenção foram positivos, ao menos no controle das dores da artrose, como revela o experimento recém-publicado no respeitado periódico The New England Journal of Medicine.

    O trabalho envolveu 407 pessoas, oito em cada dez mulheres, numa faixa etária média de 56 anos. Todos os participantes apresentavam obesidade e sinais e sintomas de osteoartrite (outra denominação para a artrose) nos joelhos, de intensidade ao menos moderada.

    Ao longo de um ano e meio, parte dos voluntários recebeu, sem que soubesse exatamente, injeções semanais de 2,4 mg de semaglutida (Wegovy); ao restante eram administradas doses de placebo, canetas sem o princípio ativo. Todo mundo foi orientado a fazer uma reeducação alimentar e atividade física. Ao final, os pesquisadores notaram que o primeiro grupo perdeu, em média, 13% do peso, e o segundo, 3%.

    Até aí, nada de novidade: estudos prévios demonstraram a segurança e eficácia da medicação para a obesidade. O pulo do gato veio ao se analisar o escore de dor dos participantes. A turma da semaglutida passou a sofrer menos com os incômodos gerados pela artrose.

    Continua após a publicidade

    Efeito do Wegovy contra as dores

    “No início do experimento, a nota média dos pacientes era de 72 pontos no escore de dor, que vai de 0 a 100. No final, ela caiu para 42 pontos entre quem utilizou o medicamento”, conta o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, pesquisador da USP de Ribeirão Preto. “Em paralelo, houve melhora expressiva na qualidade de vida e diminuição do uso de analgésicos para as dores da osteoartrite.”

    Na análise, o fármaco foi considerado bem tolerado, com efeitos colaterais transitórios, sobretudo gastrointestinais.

    Duas hipóteses foram levantadas para justificar os resultados. “Certamente a grande redução de peso explica boa parte deles”, argumenta Couri. Mas o médico lembra que, numa investigação com a liraglutida, injeção da mesma classe da semaglutida, mas de uso diário, não houve melhora nas dores de joelho.

    Continua após a publicidade

    Desse modo, os autores do trabalho especulam que o benefício do Wegovy, além da maior perda de peso, resida em sua ação anti-inflamatória. Ora, as juntas doem na osteoartrite devido a uma inflamação persistente. No entanto, novos estudos deverão ser feitos para compreender o mecanismo de ação exato.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.