Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

São Paulo retira obrigatoriedade de máscara no transporte público

Medida levou em consideração queda nos índices de hospitalização e mortes por Covid-19 em relação a fevereiro deste ano

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 set 2022, 16h13 - Publicado em 8 set 2022, 16h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No metrô de São Paulo, pessoas começam a usar máscaras de proteção após confirmação de caso de coronavírus no Brasil (27/02/2020) Victor Moriyama/Getty Images
    Orientação é de que idosos e pessoas imunossuprimidas continuem usando a proteção facial (Victor Moriyama/Getty Images)

    A partir desta sexta-feira, 9, o uso de máscaras no transporte público não será mais obrigatório no estado de São Paulo. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 8, em nota conjunta do governo do estado e da Prefeitura, que levaram em consideração o cenário epidemiológico atual de Covid-19, favorável à flexibilização, com queda superior a 90% nos índices de hospitalização e mortes em relação ao início do ano. A obrigatoriedade continua valendo para unidades de saúde e hospitais.

    Publicidade

    A recomendação foi dada pelo Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS), o antigo Comitê Científico, que, agora, sugere que a proteção facial seja utilizada pela população nos ônibus, trens e metrô. A orientação é válida principalmente para grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas imunossuprimidas.

    “O estado de São Paulo conseguiu um índice de cobertura fantástico na campanha de vacinação contra o novo coronavírus e protegeu sua população, principalmente contra casos graves da doença. Como consequência, as internações e óbitos despencaram. Isso nos dá a segurança necessária para a flexibilização do uso de máscaras neste momento, mas seguiremos atentos, monitorando os dados epidemiológicos de forma constante”, afirmou, em nota, o infectologista David Uip, secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo.

    Segundo a gestão estadual, o número total de pacientes com Covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) caiu de 4.091, em 3 de fevereiro, para os atuais 363. A média móvel de mortes passou de 288, em 9 de fevereiro, para 27.
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.