Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saiba qual é a melhor hora para tomar banho

Um banho morno à noite é a melhor pedida. Mas o banho matinal também tem seus benefícios

É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Segundo Nancy Rothstein, médica americana que se autodenomina a “embaixadora do sono”, em entrevista à Fox News, o melhor período do dia para banhar-se é a noite.

Apesar do banho matinal também ter seus benefícios, tomar banho antes de dormir é importante. “Ir para a cama limpo ajuda o metabolismo a separar o dia da noite”, explicou Nancy.

Veja também

Manhã ou noite?

Algumas pessoas defendem os efeitos energizantes do banho pela manhã. A água tem o poder de acordar o corpo e prepará-lo para a rotina. Já alguns preferem finalizar o dia com um banho quente e relaxante. Além disso, não é recomendável ir dormir com a sujeira da rua. Você deve, pelo menos, lavar os pés antes de dormir.

Sem dúvidas, existem benefícios em ambos. “O banho matinal realmente permite tempo para meditar e se reagrupar antes de começar um dia longo e agitado. A meditação pode diminuir a inflamação da pele ao manter os níveis do hormônio cortisol estáveis”, disse Mona Gohara, professora de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos.

Se você precisa se depilar no banho, a especialista explicou que a melhor hora do dia para fazê-lo é depois de acordar, pois você estará mais desperto, calmo e terá menos probabilidade de se machucar. “É de manhã que você tem uma onda de plaquetas no sangue, que participam do processo de coagulação (cicatrização).”

A pele também parecerá melhor de manhã depois de um banho. “Nossa pele está no seu melhor depois de uma rotina de cuidados feita de manhã”, disse Yen Reis, fundadora da Skin Laundry, clínica norte-americana de estética. “É uma prioridade antes de enfrentar possíveis radicais livres, levando em conta a exposição do sol, da poluição e de detritos que inevitavelmente atacam nossa pele quando saímos de casa”.

As células da pele, tendo relaxado durante a noite, são estimuladas com o banho matinal, que é particularmente importante para pessoas que possuem pele oleosa e propensa à acne. No entanto, a água não pode estar muito quente. “Água morna é a melhor pedida. Enquanto o banho de manhã pode fazer sua pele parecer mais saudável, a água quente demais pode conferir o efeito oposto, ainda pior para peles secas e sensíveis.”, explica Yen.

Mesmo com o cansaço, considere tomar um banho antes de dormir. “Pense no banho como um ritual pré-sono”, disse a médica. “Quanto melhor o sono, melhor seu cabelo e pele ficarão e o banho noturno ajuda nesse processo.”

Porém, se você gosta de tomar banho de manhã, é preciso tomar à noite também? Não necessariamente. O banho em excesso, na verdade, pode deixar a pele seca e piorar condições pré-existentes, segundo Mona. 

Sono e saúde

banho noturno também traz benefícios para pele, afirmam especialistas. É importante remover a maquiagem, a oleosidade e poluição acumulada na pele durante o dia, mas os benefícios vão muito além disso. Banhar-se antes de dormir contribui para a qualidade do sono.

Segundo Nancy, antes de se deitar, é preciso se sentir limpo. “Você esteve na rua o dia inteiro, você gostaria de levar toda a sujeira para seus lençóis?”, argumentou. “O banho é parte integral da preparação do sono. É o tempo de sair das redes sociais, afastar o celular e se dedicar ao seu corpo e se cuidar. É uma ótima oportunidade para meditar também.”

E novamente, água morna é o ideal: relaxa o corpo sem colocar a saúde da pele em risco.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcio Bamberg

    Por aqui, não ficamos em dúvida. Um pela manhã e outro antes de deitar. E, caso o dia esteja quente, um adicional no início da tarde.

    Curtir

  2. miro silveira

    Lavar os pés antes de dormir é ótimo.rsss aqui no Brasil a gente toma banho , muito banho, ninguem lava os pés.

    Curtir

  3. Melhor antes de dormir, para não passar a noite com bactérias e vírus grudados no cabelo e na pele ….

    Curtir

  4. Jair Motta Junior

    O banho serve para se “reagrupar” ? Não seria se “recompor”, caro estagiário?

    Curtir