Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pneumonia de origem desconhecida mata três pessoas na Argentina

Ao todo, dez casos foram relatados na cidade de San Miguel de Tucumán e causas são investigadas

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 set 2022, 19h30 - Publicado em 2 set 2022, 19h30

O Ministério da Saúde da Argentina notificou dez casos de uma pneumonia bilateral de origem desconhecida na cidade de San Miguel de Tucumán. A doença causou a morte de três pessoas e o décimo caso foi confirmado nesta sexta-feira, 2. Amostras foram analisadas para verificar a relação com vírus, fungos e bactérias e os resultados não apontaram esses agentes como a causa. A pasta comunicou as ocorrências à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), e autoridades sanitárias investigam o surto, que atinge principalmente profissionais de saúde.

Segundo a Opas, os seis primeiros casos foram detectados em uma clínica particular e afetaram cinco profissionais de saúde e um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O início dos sintomas ocorreu entre 18 e 22 de agosto (com os pacientes) apresentando febre, mialgia, dor abdominal e dispneia”, informou a entidade em nota divulgada nesta quinta-feira, 1º. Em todos os casos, os pacientes tiveram pneumonia bilateral, quando a infecção atinge os dois pulmões.

Diante dos resultados, as amostras foram encaminhadas para a Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde (ANLIS, na sigla em espanhol) “Dr. Carlos Malbrán” para testes adicionais que estão em andamento, inclusive análises toxicológicas.

Ainda nesta quinta-feira, os casos de mais três profissionais de saúde que apresentaram sintomas entre os dias 20 e 23 de agosto foram relatados. “A investigação preliminar indica que os casos fatais apresentavam comorbidades”, informou a Opas. Pessoas que tiveram contato com os pacientes estão sendo monitoradas, mas, até o momento, ninguém apresentou sintomas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.