Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Plataforma compartilha histórias e informações sobre doenças da retina

Visionaries Hub tem como objetivo conscientizar e sensibilizar pacientes e familiares sobre problemas de visão ligados ao envelhecimento e diabetes

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 jun 2024, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma plataforma global com foco em informações sobre doenças que afetam a retina acabou de chegar ao Brasil. O Visionaries Hub tem como objetivo conscientizar e sensibilizar pacientes, familiares e cuidadores sobre problemas de visão ligados ao envelhecimento e diabetes, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e edema macular diabético (EMD), por meio de histórias contadas em vídeo, blogs e podcasts.

    Publicidade

    A iniciativa, da divisão brasileira da farmacêutica Roche em parceria com a Retina International, apresenta pacientes que vivem com visão subnormal ou seus cuidadores como “os visionários”, que relatam seus desafios e momentos de superação para ajudar pessoas que estão se descobrindo com a mesma condição. O site conta ainda com um painel para tirar dúvidas.

    Publicidade

    “O hub auxilia pacientes e familiares a gerenciar melhor suas condições, melhorando sua qualidade de vida e gerando um senso de pertencimento. Adicionalmente, engaja a comunidade de pacientes e seus familiares a estarem mais preparados para promover mudanças sociais que atendam às suas necessidades”, diz Claudia Echeverria, líder de experiência  do paciente da Roche Farma Brasil.

    Conscientização e recomeços

    O representante brasileiro na plataforma é Luís Henrique Sanches, de 58 anos. Diagnosticado aos 50 anos com degeneração macular relacionada à idade, ele aprendeu a lidar com a condição, que considera um tipo de “pit stop” e não algo que interrompeu seus propósitos. “Você tem que perceber que seus sonhos, seus projetos, não precisam acabar, eles têm que ser revisados.”

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Claudia conta que, em conversa com Sanches, ele compartilhou que a plataforma o ajudou a se reconectar com a família, que assistiu ao vídeo onde ele relata sua história. “Essa ação fez com que um familiar que se afastou após o seu diagnóstico, nove anos atrás, o procurasse para conversar a respeito. Acabou que o Visionaires tem também a informação como ferramenta em unir pessoas novamente e isso vai até além do que imaginávamos para esse hub.”

    Doenças da retina

    Ligada ao envelhecimento, a Degeneração Macular Relacionada à Idade é a principal causa de cegueira irreversível depois dos 50 anos. A estimativa é de que aproximadamente 10% da população mundial vai desenvolver o problema.

    Publicidade

    “O sintoma inicial é uma distorção da visão central e, posteriormente, o paciente reclama que tem uma mancha preta no centro. Ela ocorre em pacientes com mais de 60 anos e pessoas que têm parentes com essa degeneração têm dez vezes mais chances de desenvolver o quadro”, explica Caio Regatieri, professor de oftalmologia e chefe do setor de retina da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Manter bons hábitos de saúde e não fumar são meios de evitar a doença. “O que é bom para coração também é bom para o olho.”

    Continua após a publicidade

    No caso do diabetes, além do risco de amputação quando a doença está descompensada, há o perigo da retinopatia diabética. Em 7,5% a 11% dos pacientes com a condição, há a evolução para o Edema Macular Diabético, que também causa a perda da visão.

    Publicidade

    “Os pacientes que têm diabetes por mais tempo e que têm a doença mal controlada têm mais possibilidade de desenvolver o edema macular diabético, por isso, a melhor maneira d prevenir é tratando adequadamente o diabetes”, afirma Regatieri.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.