A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou nesta segunda-feira, 11, que os beneficiários de planos de saúde terão direito a consultas e sessões ilimitadas com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. A agência informou que a medida vale para pessoas com qualquer diagnóstico e que tenha recomendação de um médico assistente. A nova regra vai entrar em vigor em 1º de agosto.
A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária e, segundo a ANS, tem como objetivo “promover a igualdade de direitos aos usuários da saúde suplementar e padronizar o formato dos procedimentos atualmente assegurados”.
A mudança exclui as Diretrizes de Utilização, exigências para determinadas coberturas, para consultas com profissionais dessas especialidades. Assim, o atendimento vai considerar a prescrição do médico assistente.
A agência destaca que a regra será aplicada a pacientes com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como esquizofrenia, paralisia cerebral e síndrome de Down.