Assine VEJA nas Eleições por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Participação da CoronaVac na campanha de vacinação cai 28,7%

No início de março, 83% das doses disponíveis no país eram da vacina do Butantan, hoje ela representa 59,1% das vacinas aplicadas

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 jun 2021, 18h11

A CoronaVac, vacina desenvolvida pela Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan, foi o primeiro imunizante a ser utilizado na campanha de imunização em massa contra a Covid-19. No dia 18 de janeiro, logo após a aprovação do uso emergencial pela Anvisa, a enfermeira Mônica Calazans, recebeu a primeira dose da CoronaVac em São Paulo. Até o dia 23 de janeiro, o imunizante foi o único utilizado no país.

Passados quatro meses e meio, a vacina continua na liderança das aplicações, mas sua participação na campanha de vacinação diminuiu ao longo do tempo. Na sexta-feira, 3, 59,1% das doses utilizadas no país são da CoronaVac, uma redução de 28,5% em comparação com março, quando a cada 100 doses entregues ao Ministério da Saúde, 83 eram CoronaVac. No início de maio, a participação da CoronaVac nas doses administradas era de 74,1%.

As outras vacinas em uso no país, a de Oxford-AstraZeneca e a da Pfizer BioNTech, correspondem a 38,1% e 2,8% das vacinas aplicadas, respectivamente. Se a previsão do Ministério da Saúde se confirmar, a predominância do imunizante do Butantan deve acabar em breve. Para o mês de junho, 22 milhões de doses da vacina de Oxford-AstraZeneca e 12,8 milhões da vacina da Pfizer são aguardadas para distribuição, enquanto o Instituto Butantan, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, deve contribuir com 5 milhões de doses.

Isso significa que até o fim de junho, o Brasil terá recebido 143,3 milhões de doses, sendo 74,8 milhões de doses de Oxford-AstraZeneca (o que corresponde a 52,1%), considerando as entregas da Fiocruz, Covax Facility e Instituto Serum; 52,2 milhões de doses da CoronaVac (36,4% do total de doses entregues) e 16,3 milhões de doses da Pfizer (11,3%), considerando as entregas da própria farmacêutica e do Covax Facility.

Continua após a publicidade

Confira o avanço da vacinação no Brasil:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.