OMS envia 36 toneladas de suprimentos médicos para a Ucrânia
Carga deve ajudar 150 mil pacientes de país que está sob ataque das tropas russas desde 24 de fevereiro

Uma carga com 36 toneladas de suprimentos médicos foi enviada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Ucrânia, que está sob ataque das tropas russas desde as primeiras horas do dia 24 de fevereiro, quando teve início a guerra. Segundo a entidade, o carregamento chegou a Varsóvia, capital da Polônia, nesta quinta-feira, 3, e deve ajudar 150 mil pacientes ucranianos.
A OMS informou que a remessa conta com itens médicos para cuidar de traumas, que devem suprir a necessidade de mil pessoas que precisam de procedimentos cirúrgicos.
“Temos suprimentos cirúrgicos para tratar os feridos, bem como remédios para todas as outras doenças que não param para a guerra. Os suprimentos serão transportados em caminhões para a fronteira com a Ucrânia e depois para apoiar o sistema de saúde afetado”, disse, em comunicado, Flavio Salio, líder da rede de equipes médicas de emergência da OMS.
A entidade destacou a necessidade de garantir a entrega dos suprimentos para o país, tendo em vista que pacientes com as mais diferentes doenças não podem deixar de receber assistência médica.
No início desta semana, a OMS emitiu um alerta sobre os impactos da guerra para o oxigênio médico, que estavam em níveis preocupantes.