Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obesos têm poucas chances de atingir o peso ideal

Segundo estudo, a probabilidade de uma pessoa obesa atingir o peso ideal é de uma em 210 para homens e uma para 124 em mulheres. Entre aqueles que conseguem perder os quilos extras, 53% voltam ao peso anterior em menos de dois anos

Pesquisadores da Universidade King´s College de Londres revelaram que as probabilidades de uma pessoa obesa atingir seu peso ideal é de uma em 210 para homens e uma para 124 para mulheres. Para aqueles com obesidade mórbida, a dificuldade é ainda maior: 1 para 1290 para homens e 1 para 677, no caso das mulheres.

A pesquisa, publicada recentemente na revista científica American Journal of Public Health, analisou o peso de 278 982 pessoas entre 2004 e 2014. Foram utilizados ao menos três índices de massa corpórea por pessoa para fazer estimativas de mudanças de peso. O estudo descobriu que as chances anuais para os obesos atingirem 5% de perda de peso era de 1 em 12 para homens e 1 em 10 para mulheres. Entre aqueles que conseguiram reduzir os 5% dos quilos extras, 53% voltaram ganhar o peso em menos de dois anos e 78% dos participantes recuperaram os quilos extras após cinco anos de acompanhamento.

LEIA TAMBÉM:

Quer emagrecer? Melhor alimentar-se em casa

Medicamento para diabéticos ajuda obesos a perder peso

Entre todos os participantes, apenas 3 528 pessoas com o índice de massa corpórea entre 30 e 35 (considerados obesos) conseguiram chegar ao peso ideal. Os pesquisadores concluíram que os tratamentos atuais contra a obesidade estão falhando em obter sucesso a longo prazo. “Essas descobertas comprovam como é difícil para pessoas com obesidade conseguir perder peso, mesmo que sejam poucos quilos”, diz Alison Fildes, autora do estudo.

(Da redação)