PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O super-herói do presidente: um dia ao lado de Roberto Kalil Filho

VEJA acompanhou o cardiologista que cuida da saúde de Lula e presenciou ação de Natal dele como Batman presenteando pacientes pediátricos do InCor

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 dez 2024, 20h15

Já passavam das 9h30 de uma das quartas-feiras mais agitadas da República. Na véspera, dia 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha sido submetido a uma cirurgia de emergência durante a madrugada para drenagem de um hematoma intracraniano e sua saúde era a principal notícia do dia.

Em meio à missão de orientar a equipe médica e acompanhar outros pacientes, o cardiologista Roberto Kalil Filho tinha em sua agenda presentear pacientes da ala pediátrica do InCor, o Instituto do Coração, em uma ação de Natal.

Na festividade, surgiu com o traje completo de seu super-herói favorito desde a infância, o Batman, um respiro lúdico dentro de uma rotina quase sem pausas. A reportagem de VEJA acompanhou parte do dia do “médico dos presidentes”, aquele que acompanha Lula há 33 anos e cuidou de quase todos os mandatários desde a redemocratização do país.

Havia uma grande expectativa pela chegada do Batman. Crianças e profissionais do InCor estavam reunidos no Espaço Marisa Monte, área na Pediatria do hospital, localizado na capital paulista, preparados para posar ao lado do super-herói.

Presidente do conselho diretor do instituto, Kalil Filho chegou ao lado do Papai Noel e de um duende encarnando o personagem diante de 30 crianças que tratam doenças cardíacas e pulmonares no local.

Diante dos olhinhos brilhantes dos pequenos pacientes, mantinha o porte altivo do “Cavaleiro das Trevas”, mas também demonstrava carinho a cada pedido de foto, abraço ou mesmo para passar alguns minutos de mãos dadas. E também sorria. Batman nenhum resistiria àquelas carinhas de encantamento e felicidade.

Continua após a publicidade

Foram 30 minutos de interação com os pequenos e seus acompanhantes, médicos, enfermeiros e demais profissionais da unidade. O tempo foi suficiente para levar alegria e viver o personagem adotado há mais de dez anos durante as festividades de fim de ano.

Não é a única fantasia. Na Páscoa, o médico se veste de coelho para divertir os pacientes. Como hobby, é saxofonista da banda InCordes, formada por profissionais da unidade, que é o maior hospital cardiológico público do Brasil.

“As crianças e a música ajudam a trazer serenidade. É preciso ser sereno ao trabalhar como médico”, afirma.

Encerrada a atividade, ele rapidamente se trocou e apareceu com a tradicional roupa branca para se dirigir ao Hospital Sírio-Libanês, onde Lula está internado. Na rua, a caminho do carro, retornou e atendeu ligações, andando com o que o cantor Chico Buarque, lá nos anos 1990, definiu tão bem como “sotaque paulista nos pés”. Dr. Kalil anda rápido demais e, se o passo de quem o acompanha se distrair um instante, o médico já estará longe.

Continua após a publicidade
Dr Roberto Kalil - Foto: Gabriel Reis www.gabrielreisfoto.com
Roberto Kalil Filho, o médico dos presidentes (Gabriel Reis/Divulgação)

O tempo também corre e, na porta do Sírio, o cardiologista passa para ver o paciente ilustre e também os anônimos, que recebem o mesmo nível de atenção. Diante do aglomerado de jornalistas, ele faz uma pausa e, sim, fala com a imprensa. Kalil tem experiência com as perguntas em série sobre diagnósticos e boletins médicos de chefes de Estado, afinal, acompanhou Michel Temer, Dilma Rousseff, Fernando Collor, José Sarney e Lula.

São décadas à frente de decisões e quadros complexos, no entanto, uma máxima do médico é tratar sempre a pessoa, não o cargo. O cargo, segundo ele, fica sempre do lado de fora do consultório. A transparência diante de momentos complicados é defendida por ele e ainda um pedido do petista.

Conhecido por ser firme e decidido, é ainda incansável. Mesmo quando faz uma pausa para o lanche, avalia resultado de exames e não deixa os pacientes sem respostas. Ao caminhar pelos corredores, não passa despercebido. Cumprimenta e brinca com os funcionários, acena para as pessoas. Sempre apressado, nunca desatento.

Continua após a publicidade

“Além de ser competente, é um ser humano protegido. Veja o que ele faz”, exclama o infectologista David Uip, amigo de longa data após um forte abraço e alguns minutos de conversa.

‘Um caso difícil, mas bem sucedido’

Kalil já tinha visitado Lula, que estava bem e se alimentando. A nova intervenção, a embolização da artéria meníngea média realizada com sucesso nesta quinta-feira, 12, ainda não tinha sido anunciada.

Naquele momento, os holofotes estavam voltados para a trepanação, a pequena perfuração no crânio para drenar o sangramento.

À VEJA, o cardiologista relatou a decisão unânime da equipe médica de transportar o presidente de Brasília para São Paulo na noite de terça e como se sentiu enquanto aguardava a chegada do voo.

Continua após a publicidade

“Demorou uma hora e meia até eu encontrá-lo no aeroporto. Sem dúvida, esse tempo de espera foi um dos mais angustiantes da minha vida. Um caso difícil, mas bem-sucedido.”

A despedida ocorre de maneira breve, com sorriso e o olhar profundo que os médicos que inspiram confiança costumam ter. Kalil cumprimenta e, assim como o Batman que interpreta, não nega um abraço. O super-herói do presidente segue com seu passo apressado até desaparecer no corredor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.