A dieta rica em alimentos gordurosos também é prejudicial para a saúde do cérebro. Pesquisadores australianos e chineses avaliaram ratos alimentados com uma dieta rica em gordura e constataram que, além de desenvolver diabetes, eles apresentaram, como consequência, deterioração em suas habilidades cognitivas, como desenvolvimento de depressão, ansiedade e agravamento da doença de Alzheimer. O estudo, revisado por pares, foi publicado no periódico científico Metabolic Brain Disease,
Os camundongos foram separados de forma aleatória em grupos que receberam uma dieta padrão ou alimentos gordurosos por 30 semanas. Eles tiveram o peso e os níveis de glicose monitorados em diferentes intervalos. Entre os animais com a dieta rica em gordura, os pesquisadores observaram que os ratos não só ganharam peso, como passaram a se comportar de forma anormal em relação aos animais do outro grupo.
Na pesquisa, os cientistas constataram ainda que animais que já tinham a função cognitiva afetada eram mais propensos a ganhar peso por terem o metabolismo deficiente, um impacto das alterações cerebrais.
“Obesidade e diabetes prejudicam o sistema nervoso central, exacerbando distúrbios psiquiátricos e declínio cognitivo. Demonstramos isso em nosso estudo com camundongos ”, disse, em comunicado, uma das pesquisadoras, a neurocientista e bioquímica Larisa Bobrovskaya. Segundo ela, o achado é uma das muitas evidências que ligam obesidade crônica e diabetes ao Alzheimer.