Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ministro diz que diretriz com orientações para flexibilização está pronta

O Ministro da Saúde afirmou que está avaliando a melhor forma de divulgar o documento e que ainda não é possível iniciar liberação do isolamento

Por Da redação
Atualizado em 30 abr 2020, 20h13 - Publicado em 30 abr 2020, 20h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Saúde Nelson Teich disse nesta quinta-feira 30 que a diretriz com orientações sobre como gestores estaduais e municipais devem decidir sobre a manutenção ou flexibilização do distanciamento social está pronta. Entretanto, o Ministério ainda avalia a melhor forma de divulgar o material para não correr o risco dessas orientações serem usadas para um afrouxamento prematuro.

    “No momento onde temos centros urbanos em fase de ascensão da curva, não é o momento adequado de mostrar isso”, reforçou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Vianna.

    Manutenção do isolamento

    Teich afirmou que ainda não é hora de iniciar a liberação do isolamento. “O distanciamento permanece como a orientação”, afirmou o ministro, que completou dizendo que  “não dá para você começar uma liberação quando você tem uma curva em franca ascendência. (…) Tem cidades que nem estão com a curva caindo e já tem flexibilização.”

    Indagado sobre a possibilidade do país chegar ao registro de 1.000 mortes diárias nas próximas semanas, Teich disse que é possível que isso aconteça. “Hoje estamos em 435 [mortes confirmadas nas últimas 24 horas], o número de 1.000, se tivermos um crescimento significativo na pandemia, é possível acontecer. Não quer dizer que vai acontecer. A gente tem que acompanhar a cada dia para tomar as decisões”, disse o ministro

    Continua após a publicidade

    Ainda segundo ele, a decisão de flexibilização cabe a cada estado e a cada cidade, mas a medida deve ser tomada com base em alguns critérios, como curva de contaminação e recursos disponíveis para tratamento. “A gente vai avaliar cada lugar, cada região, cada cidade para avaliar como está evoluindo a curva de contaminação, qual é o recurso que cada cidade tem para tratar das pessoas e isso é que vai definir como isso vai caminhar.”, explicou o ministro.

    OUÇA OS PODCASTS DE VEJA

    Já ouviu o podcast “Funcionário da Semana”, que conta a trajetória de autoridades brasileiras? Dê “play” abaixo para ouvir a história, os atos e as polêmicas do novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Confira também os outros episódios aqui.

    Continua após a publicidade

     

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.