Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ministério da Saúde bloqueia lotes da CoronaVac suspensos pela Anvisa

De acordo com a pasta, medida é temporária e permanecerá até o final da investigação feita pela agência sobre os imunizantes

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 set 2021, 19h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta segunda-feira, 6, o Ministério da Saúde anunciou o bloqueio de 25 lotes da CoronaVac interditados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no último sábado, 4. De acordo com a pasta, a medida busca evitar que essas doses sejam movimentadas até que a agência finalize a investigação sobre o caso.

    No documento, o Ministério solicita que os lotes interditados sejam separados dos demais e que fiquem mantidos em quarentena na temperatura de +2 °C a +8 °C. Ao todo,  12,1 milhões de doses da CoronaVac foram produzidas na China, em fábrica da Sinovac não inspecionada e aprovada pela Anvisa nem por outras agências reguladoras internacionais. A Anvisa determina que todas as fábricas envolvidas no processo de produção de imunizantes tenham o Certificado de Boas Práticas de Vacinação.

    A Anvisa foi notificada em reunião iniciada às 16 horas de 3 de setembro de 2021. Posteriormente, de acordo com a agência, foi recebido ofício encaminhado às 20h44 do mesmo dia, com a comunicação do fato pelo Instituto Butantan. No dia seguinte, a Anvisa determinou, no último sábado, 4, a interdição dos 25 lotes. A medida vale por até 90 dias.

    Apesar da suspensão, algumas doses já haviam sido distribuídas aos estados e aplicadas. O Ministério da Saúde informou que essas doses estão sendo rastreadas pelas equipes técnicas responsáveis e serão monitoradas e controladas até a decisão final da Anvisa. A recomendação é que as vacinas  administradas sejam registradas nos sistemas de informação de Saúde. Os cidadãos que receberam essas doses devem ser acompanhados, durante 30 dias, pelos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles serão responsáveis por avaliar possíveis eventos adversos.

    O Ministério ressalta que após o recebimento das doses, os lotes passaram por todo o processo do controle de qualidade, inclusive a análise e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da pasta.

    Continua após a publicidade

    Confira o avanço da vacinação no Brasil:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.