Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Idosos são maioria em UTIs para Covid-19 em São Paulo

Pesquisa do SindHosp feita em hospitais privados do estado mostra que mais de 80% dos leitos destinados à doença são ocupados por pessoas acima dos 60 anos

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 mar 2022, 14h04

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) em hospitais privados do estado concluiu que a predominância de internações por Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é de pacientes idosos, entre 60 e 70 anos. Segundo o levantamento, 76% dos hospitais relataram internações nessa faixa etária, enquanto 12% informaram ocupação de UTI com pacientes acima de 80 anos.

A pesquisa foi realizada de 07 a 14 de março, com a participação de 72 hospitais privados, que somam 7.937 leitos dos quais 1.650 destinados a UTIs adulto e 168 leitos de UTIs pediátricas. Dentre eles, 22% dos centros clínicos estão localizados na capital e 78% no interior paulista.

De acordo com o relatório, a prevalência de idosos nas UTIs justifica a proposta do governo em iniciar a aplicação da quarta dose da vacina nesse público, decisão que foi anunciada nesta quarta-feira, 16, pelo governador de São Paulo, João Doria.

A boa notícia é que houve uma queda substancial na internação de pacientes em UTIs para Covid. 67% dos hospitais informaram que a ocupação de leitos para a doença é de até 20%. “Conclui-se que mesmo com o último feriado, as contaminações e internações diminuíram por conta do alto índice de vacinação”, afirma o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp.

Continua após a publicidade

A internação de crianças também está baixa: 96,7% dos hospitais da pesquisa que possuem UTIs pediátricas relatam ocupação de até 20%. E as internações em leitos clínicos seguem a mesma tendência: dos 20% de leitos clínicos para Covid-19 ocupados, 45% dos pacientes têm de 60 a 79 anos e 44% estão na faixa de 51 a 59 anos. No setor de emergência, 49% dos atendimentos referem-se a pacientes na faixa etária de 30 a 50 anos e 35% na faixa de 60 a 79 anos. E 93% dos hospitais informaram que têm capacidade instalada para aumentar os leitos destinados à Covid-19.

A pesquisa revela ainda que o maior problema nos hospitais continua sendo o afastamento de profissionais da saúde, cerca de 10%. Por outro lado, o índice de cancelamento de cirurgias eletivas é baixo: 58,5% dos hospitais relatam até 20% de cancelamentos enquanto 41,5% afirmam que não está havendo cancelamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.