Faustão está estável e funções do coração ‘estão de acordo com esperado’
Apresentador foi submetido a transplante neste domingo no Hospital Israelita Albert Einstein; primeiras 24 horas são cruciais
O Hospital Israelita Albert Einstein divulgou na tarde desta segunda-feira, 28, que o apresentador Fausto Silva, o Faustão, está em estado estável após o transplante de coração realizado neste domingo, 27. Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sedado e respirando com auxílio de ventilação mecânica.
Segundo o boletim, “as funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas”. O documento é assinado pelo cardiologista Fernando Bacal, pelo cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto e pelo diretor médico e de serviços hospitalares Miguel Cendoroglo Neto.
Após um transplante de coração, os pacientes têm 24 a 48 horas cruciais para o pleno sucesso do procedimento. É nesse prazo, que pode se estender por mais dias, que a adaptação do órgão e o funcionamento sem rejeição são observados de perto.
A necessidade de um transplante de coração fez com que a família e amigos do apresentador iniciassem uma campanha para doação de órgãos, destacando a importância do ato para salvar vidas.
No Brasil, a lista de transplantes é única e é administrada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, o Ministério da Saúde explicou que a lista vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada e que a ordem de chamada depende de critérios técnicos, como tipo sanguíneo, peso, altura e compatibilidade genética.
“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, acrescentou. No comunicado, o ministério informou que, além de Faustão, outras 11 pessoas passaram por cirurgias de transplante de coração entre 19 e 26 de agosto, sendo sete em São Paulo.
O apresentador está internado desde 5 de agosto diagnosticado com insuficiência cardíaca, uma condição que leva o coração a perder a capacidade de bombear o sangue de forma adequada para atender às necessidades do organismo. Os médicos indicaram o procedimento no último dia 20, quando seu quadro se agravou.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Governo confirma novo valor do salário mínimo para 2026







