Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Fábricas das vacinas da Janssen e da Sputnik V são aprovadas pela Anvisa

A etapa é fundamental para autorização dos imunizantes no Brasil; certificação vale por dois anos

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 mar 2021, 15h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
    A certificação é o documento necessário para obtenção do registro de medicamentos biológicos. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu nesta terça-feira, 30, o chamado Certificado de Boas Práticas de Fabricação às instalações fabris utilizadas pelas farmacêuticas Janssen-Cilag e Inovat Indústria Farmacêutica/União Química, responsável pela produção da Sputnik V no Brasil.

    No caso da Janssen, o certificado recém emitido refere-se a três novas plantas incluídas em sua cadeia global de fabricação, citadas pela empresa no pedido de autorização para uso emergencial, protocolado no dia 24 de março. “Todas as empresas envolvidas [no processo de fabricação da vacina] estão devidamente certificadas”, ressaltou a Anvisa em nota.

    No Brasil, a vacina russa Sputnik V será produzida pela União Química. O processo de fabricação irá envolver a Inovat Indústria Farmacêutica, localizada em Guarulhos, e a Bthek, em Brasília. A certificação recém emitida refere-se à fábrica de Guarulhos, que será responsável pela formulação, esterilização e envase da vacina.

    O insumo farmacêutico ativo será fabricado em Brasília (DF). No entanto, como o processo de transferência de tecnologia e a instalação dos equipamentos necessários para a produção do insumo ainda estão em andamento, a União Química ainda não requisitou a inspeção para início das atividades. “A inspeção será realizada assim que a fábrica informar que concluiu a transferência de tecnologia e qualificação das instalações”, afirmou a Anvisa.

    Continua após a publicidade

    Também nesta teça-feira, 30, a Anvisa negou a certificação da fábrica de um terceiro produto de vacinas, a indiana Bharat Biotech, responsável pela fabricação da Covaxin.

    A certificação é o documento necessário para obtenção do registro de medicamentos biológicos. Ela garante que as empresas cumprem com as boas práticas necessárias para assegurar a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos.

    Com Agência Brasil

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.