Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

EUA: 70% da população está infectada com HPV

Em estudo, minoria dos participantes tinha cepa responsável pelo desenvolvimento de algum tipo de câncer

Por Da Redação 20 Maio 2014, 21h47

Cerca de 70% dos americanos estão infectados com alguma cepa do papilomavírus humano (HPV), segundo um estudo divulgado nesta terça-feira na conferência da Sociedade Americana de Microbiologia. Mas apenas um pequeno número de cepas do vírus é responsável pelo desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Os cientistas analisaram amostras de DNA disponíveis em bancos de dados do governo americano de 103 homens e mulheres adultos e saudáveis. Foi detectada nos participantes a presença de 109 dos 148 tipos de vírus do HPV conhecidos. Apenas quatro indivíduos possuíam uma das duas cepas causadoras da maior parte dos tumores de colo de útero e garganta.

Leia também:

Cientistas encontram vírus ligados ao câncer de próstata

HPV pode aumentar riscos de câncer de cabeça e pescoço

“A fauna microbiana do HPV em pessoas com boa saúde é surpreendentemente mais vasta e complexa do que pensávamos”, diz Yingfei Ma, pesquisadora da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e principal autora do estudo.

Os resultados da pesquisa, disseram os estudiosos, lançam luz sobre as fragilidades dos exames atuais para detectar o HPV, desenvolvidos para identificar apenas uma dezena de cepas vinculadas ao desenvolvimento do câncer de colo de útero.

(Com AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade