Doenças cardíacas: café e chocolate reduzem o risco
Um estudo realizado pelo hospital Maria Pia, na Itália, mostrou que o consumo diário de café e chocolate amargo reduz o risco de problemas cardíacos
A ciência acaba de trazer uma boa notícia para os amantes de café e chocolate: o consumo diário do alimento e da bebida contribui para a redução do risco de doenças cardíacas. No estudo, realizado por pesquisadores do hospital Maria Pia, em Turim, na Itália, a ingestão dos produtos trazem efeitos positivos ao coração e reduzem as chances de desenvolver doenças cardíacas, em longo prazo, segundo informações publicadas no site da ANSA.
Os benefícios do café e do chocolate amargo
De acordo com Sebastiano Marra, diretor do departamento cardiovascular do hospital, no longo prazo, quatro ou cinco xícaras por dia de café são suficientes para reduzir a aparição de alguma doença cardíaca. Ainda segundo o médico, a análise de dados de mais de 10.000 pessoas que tomam café diariamente revelou que elas dormem melhor e têm menos crises de ansiedade.
“O grão de café é a substância mais antioxidante que existe na natureza”, afirma Marra.
Os mesmos benefícios foram encontrados em pessoas que consumiam frequentemente chocolate com 85% a 90% de cacau. O produto também é rico em compostos, chamados flavonoides, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que combatem os radicais livres.