Covid-19: governo federal anuncia testes de outra vacina brasileira
Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou que o antígeno é desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Horas após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra Covid-19 no Instituto Butantan a, ButanVac, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações, Marcos Pontes, anunciou avanços outro antígeno nacional em adiantado estado de desenvolvimento, mas ainda sem nome divulgado.
Pontes afirmou que esse imunizante teve protocolado ontem , quinta-feira, 25, o pedido de estudo de fase inicial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante é desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. De acordo com o ministro, outras vacinas desenvolvidas no país estão em fase avançada.
O ministro disse que serão recrutados cerca de 360 voluntários neste primeiro momento e que o estudo inicial deve durar por volta de três meses.
Ao longo da mesma entrevista coletiva, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu que os brasileiros não abram mão do uso de máscaras de proteção facial e ainda ensaiou um slogan: “pátria de máscara”. Queiroga utilizava duas máscaras de proteção ao longo da conversa com os jornalistas.
Doria anunciou nesta manhã que a ButanVac teria o pedido de estudo protocolado na Anvisa ainda hoje.