Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Covid-19: casos e mortes têm retração recorde no Brasil

Dados de médias móveis ao longo do mês de setembro apontam para queda nas notificações de diagnósticos e registros fatais em 33,7% e 17,3% respectivamente

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 out 2020, 19h47 - Publicado em 4 out 2020, 18h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em comparação aos seis meses anteriores, setembro teve uma retração recorde nos indicadores de casos e mortes em decorrência da Covid-19. Entre os dias 1º e 30 houve redução de 17,3% nos registros fatais e de 33,7% nos diagnósticos positivos. A título de comparação, no mês de agosto esse cálculo apontava para reduções 14,6% e 8,9%, respectivamente.

    Considerando esses blocos de 30 dias é possível dizer que, em relação às mortes, o país enfrentou sucessivas altas entre março e maio. Junho, julho e agosto apresentaram estabilidade (com aumento de 7,5%, 6,4% nos dois primeiros e queda de 14,6% no terceiro). Em relação aos diagnósticos, as altas ocorreram de março a julho, passando por estabilidade em agosto (com queda de 8,9% nos registros) e, finalmente, queda em setembro.

    Para realizar estes cálculos, VEJA utilizou a metodologia de médias móveis, que consiste em somar os dados do bloco dos últimos sete dias e dividi-los por sete. Dessa forma são atenuados os atrasos de notificações tradicionais aos finais de semana, quando parte das secretarias de saúde está em esquema de plantão e demora a enviar as notificações ao Ministério da Saúde. O período de estabilidade é determinado quando casos e mortes estão em variação inferior a 15% (para mais ou para menos). Confira no gráfico abaixo a evolução da pandemia no país.

    Neste domingo, 4, o Brasil registrou 26.140 casos e 658,7 mortes em médias móveis.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.