Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Coronavírus: sensação era de estar ‘tirando um pedaço do corpo’, diz Kalil

VEJA conta a emocionante realidade de seis profissionais da saúde infectados; entre eles, Raul Cutait e Angelita Gama

Por Adriana Dias Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 abr 2020, 12h42 - Publicado em 11 abr 2020, 08h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O mal-estar começou com uma febrinha e um pouco de tosse. Nada de muito diferente do que estou acostumado a sentir. Mas no terceiro dia a coisa mudou, acordei prostrado e com dificuldade de respirar. Deu positivo para a Covid-19. Daí em diante tudo se agravou de forma muito rápida. Eu já estava naquele momento com comprometimento pulmonar. Não me deixaram sair do hospital. Fui internado na Unidade Semi-intensiva do Sírio-Libanês.Um dia depois, cogitaram me entubar, mas graças a Deus não foi preciso. Fui medicado com cloroquina e antibióticos. Comecei a melhorar no quarto dia da internação. Aos 60 anos de idade, nunca me senti tão mal. Eu já fiquei doente, tenho stents, mas nada se compara a isso. O mal-estar é tão violento que a sensação no auge da gravidade era que estavam tirando um pedaço do meu corpo.”

    O depoimento do cardiologista Roberto Kalil, 60 anos, foi dado a VEJA no domingo fim de tarde, 5 de abril, no quarto 842 do hospital Sírio-Libanês. Ele permaneceu a maior parte do tempo sentado e interrompeu a conversa diversas vezes com tosse forte e com fôlego comprometido. Três dias depois foi para casa, onde deverá permanecer até o domingo de Páscoa.

    O relato de um dos mais renomados profissionais de saúde do Brasil, exemplifica à perfeição a dramática realidade de homens e mulheres na linha de frente da epidemia pelo novo coronavírus, os médicos infectados. No Brasil, estima-se que pelo menos um em cada dez profissionais de jaleco, incluindo enfermeiras e enfermeiros, estejam contaminados. O país está perto de entrar para o topo de uma dramática lista. Na Espanha, há 20% de contaminação entre profissionais de branco. Na Itália, 15%.

    Continua após a publicidade

    VEJA também conta a história de outros cinco profissionais da saúde, entre eles, dos cirurgiões Raul Cutait e Angelita Gama, ambos internados em UTIs. Clique para ler a matéria na íntegra.

    Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

    Capa-de-Veja-2682-V

    Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
    Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.