Caminhar 2 minutos após refeições ajudaria a prevenir diabetes, diz estudo
Pesquisadores irlandeses constataram que exercícios leves e até ficar em pé podem diminuir os níveis de açúcar no sangue

Caminhadas curtas e ficar em pé após as refeições diminuem as chances de a pessoa desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, de acordo com uma revisão de sete estudos realizada na Universidade de Limerick, na Irlanda.
Os dados mostraram que as pessoas que faziam caminhadas regulares e de intensidade leve após o café da manhã, o almoço, o jantar ou a ceia tinham níveis mais baixos de açúcar no sangue e insulina do que aquelas que permaneceram sentadas. As que ficavam em pé por um período depois das refeições apresentaram uma melhora nos níveis de açúcar no sangue, mas não na insulina.
Segundo os pesquisadores, mesmo pequenas caminhadas de apenas dois a cinco minutos já podem ter efeitos positivos na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Os impactos mais significativos, no entanto, acontecem com exercícios de 15 minutos. Os resultados da meta-análise foram publicados na revista Sports Medicine.
À medida que digerimos uma refeição e a nossa glicemia aumenta, ela sinaliza ao pâncreas para liberar a insulina, hormônio responsável por mover a glicose do sangue para as células que precisam de energia. No entanto, há limites para a quantidade de insulina que o pâncreas pode produzir e, como consequência, dos níveis de açúcar que nosso corpo pode processar de uma vez.
Este sistema complexo de processamento do açúcar está sempre trabalhando para manter nosso nível de glicemia em uma faixa saudável. Quando o funcionamento entra em colapso, pode levar a doenças sérias – a mais conhecida delas é o diabetes.
Aidan Buffey, principal autor do trabalho, disse ao jornal The New York Times que as descobertas estão de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades de saúde para que as pessoas se movimentem mais.
Ele destaca que os níveis de açúcar no sangue aumentam repetidamente depois das refeições, e que a insulina produzida para controlá-los pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares. “Se você puder fazer atividade física antes do pico de glicose, normalmente 60 a 90 minutos (depois de comer), é quando você terá o benefício de não ter o pico de glicose”, explica.