Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Biden culpa não vacinados pelo aumento de casos de Covid-19 nos EUA

Novos casos registrados por dia no país voltam a ultrapassar a marca dos 100 mil, o dobro das últimas semanas 

Por Simone Blanes
6 ago 2021, 19h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os casos diários de Covid-19 nos Estados Unidos voltaram a alcançar a média de 100 mil na quinta-feira 5. Por conta desse aumento, o dobro relacionado à última semana, o presidente americano, Joe Biden, voltou a culpar as pessoas que ainda não se vacinaram pelo aumento de infecções pelo coronavírus, nesta sexta-feira 6. “Os casos vão aumentar antes de voltarem a cair. Esta é uma pandemia de não vacinados”, disse o presidente norte-americano, em entrevista na Casa Branca. Enquanto vários estados adotam medidas mais restritivas, a variante Delta, mais contagiosa, avança no país. Os novos casos tiveram um aumento de mais de 100% nos últimos 14 dias, passando de uma média de 50.150, em 23 de julho, para 100.199.

    As mortes e internações também aumentaram, em ritmo menor que os casos, mas a situação já coloca a retomada das aulas e do trabalho presencial em risco.  A atual média diária de mortes é de 439, 74% a mais do que há duas semanas. A de internações é de 52.636, com um crescimento de 82% maior do que há 14 dias, sendo a maioria na Flórida, Texas, Missouri, Arkansas, Louisiana, Alabama e Mississippi, estados que também respondem por metade dos novos casos registrados. “A pandemia cobra um preço desnecessário ao país”, disse Biden.

    Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia, com mais de 35 milhões de casos e mais de 615 mil mortes. Mas, apesar das campanhas da Casa Branca para a adesão às vacinas, a imunização continua a passos lentos. Segundo Cyrus Shahpar, encarregado de rastrear dados sobre o vírus para a Casa Branca, metade da população está completamente vacinada, mas a média de sete dias de pessoas recém-vacinadas aumentou 11% em relação à semana passada e 44% nas últimas duas semanas.

    No começo da semana, a cidade de Nova York anunciou que exigirá um certificado de vacinação para as pessoas frequentarem restaurantes, academias e teatros. Em Nova Jersey, as hospitalizações aumentaram 92% nas últimas quatro semanas. Já na Flórida, mesmo com hospitais lotados, o governador republicano Ron DeSantis emitiu na última semana uma ordem executiva bloqueando o uso de máscaras nas escolas estaduais, contrariando a recomendação do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), que voltou atrás do anúncio feito em maio, e voltou a indicar o uso de máscaras em ambientes fechados, inclusive para os vacinados, por conta do aumento dos casos e a alta taxa de contágio demonstrada pela variante delta

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.