Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Biden aprova lei para revelar documentos secretos da origem da Covid-19

Descobertas do Departamento de Inteligência dos EUA incluem dados sobre o SARS-CoV-2, coronavírus anteriores e detalhes de cientistas doentes em 2019

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 mar 2023, 13h09 - Publicado em 22 mar 2023, 13h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden aprovou uma lei que exige a liberação de informações sigilosas relacionadas à origem da Covid-19 nesta segunda-feira, 20.

    “Meu governo desclassificará e compartilhará o máximo possível de informações sobre a origem da Covid-19, de acordo com a proteção contra a divulgação de informações que prejudicariam a segurança nacional”, disse Biden, sobre o projeto de lei, apresentado em janeiro, que pede ao Departamento de Inteligência dos EUA (DNI) que retire a classificação de sigilo de documentos que tragam informações sobre a origem do coronavírus.

    Estes documentos, a serem disponibilizados para o público, contém informações importantes não só sobre a origem do Sars-Cov-2, vírus que provoca a Covid-19, como também a possível relação com o Instituto de Virologia de Wuhan, na China; estudos envolvendo coronavírus anteriores ao surgimento da Covid-19; e relatórios com detalhes sobre os cientistas que ficaram doentes em 2019, antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia global.

    Desde os primeiros casos relatados, os Estados Unidos vêm promovendo discussões políticas em torno do assunto, que voltou à tona no mês passado, após o The Wall Street Journal publicar que o Departamento de Energia americano avaliou a probabilidade de o vírus ter surgido de um vazamento de um laboratório chinês. Hipótese negada pela China, mesmo tendo um relatório divulgado, que sugere que o  coronavírus tenha aparecido em um mercado de animais vivos em Huanan. 

    Vale ressaltar que esses dados foram adquiridos pela inteligência americana e, portanto, não quer dizer que realmente expliquem a origem do vírus. A Casa Branca, porém, ainda não informou quando esses documentos serão liberadas para a apreciação pública.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.