Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Beyoncé revela psoríase no couro cabeludo após lançar linha capilar

Doença autoimune que causa lesões avermelhadas e descamação na pele não tem cura, mas pode ser controlada; entenda

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 17h09 - Publicado em 20 fev 2024, 11h05

Em meio à divulgação de sua esperada linha de produtos capilares, a cantora Beyoncé revelou em entrevista à revista americana Essence que tem psoríase no couro cabeludo e relembrou os cuidados que recebeu, ainda na infância, para a condição dermatológica que causa lesões avermelhadas e descamação.

Na entrevista, publicada no último sábado, 17, Beyoncé relembrou as vivências no salão da mãe, Tina Knowles, e destacou a importância da valorização da cultura negra, algo que passa pelo respeito aos cabelos, muitas vezes tratados com produtos inadequados para suas texturas e curvaturas.

Ao falar sobre o nome da marca, a Cécred, abordou a condição. “Tenho muitas lembranças lindas ligadas ao meu cabelo. A relação que temos com o nosso cabelo é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no meu couro cabeludo para tratar minha psoríase – esses momentos foram sagrados para mim.”

A cantora não deu mais detalhes sobre os impactos da doença nem sobre o tratamento. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), quando se manifesta no couro cabeludo, a condição leva ao aparecimento de placas vermelhas com escamas espessas de tom branco-prateado, principalmente quando o paciente coça. Com o desprendimento da pele morta, aparenta que a pessoa está com caspa.

“No couro cabeludo, é difícil tratar, porque o paciente tem dificuldade para passar as pomadas por causa do cabelo e a medicação não consegue penetrar bem na região”, explica Anderson Costa, médico dermatologista e membro da SBD. “Também tem um impacto na qualidade de vida, porque saem as escamas, elas ficam na roupa e o paciente fica incomodado, deixa de sair e de fazer suas atividades.”

Continua após a publicidade

O que é a psoríase?

Doença de pele crônica e não contagiosa, a psoríase é uma condição autoimune ligada a fatores genéticos, ambientais e de comportamento com sintomas que aparecem e desaparecem de tempos em tempos. De acordo com a SBD, entre 30% e 40% dos pacientes têm familiares com a doença, que pode se agravar por causa do estresse, tabagismo e obesidade.

O tratamento permite qualidade de vida e pode ser feito com pomadas dermatológicas, em casos mais leves, ou medicamentos e terapias biológicas em episódios mais graves.

“A boa notícia é que os novos medicamentos têm um resultado muito bom para psoríase do couro cabeludo. A grande maioria dos pacientes fica sem lesões ou com lesões discretas”, diz Costa.

Veja os sintomas da psoríase

  • Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
  • Pequenas manchas brancas ou escuras residuais após melhora das lesões avermelhadas;
  • Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;
  • Coceira, queimação e dor;
  • Unhas grossas, descoladas, amareladas e com alterações da sua forma (sulcos e depressões);
  • Inchaço e rigidez nas articulações. Em casos mais graves, destruição das articulações e deformidades

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.