Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Afinal, quais os horários mais perigosos para tomar sol?

As pessoas devem priorizar a exposição solar antes das 10 horas e depois das 16 horas. Nesse período, há menor radiação UVB, que provoca queimaduras

Pergunte a qualquer dermatologista qual é o horário mais seguro para a exposição solar e a resposta será sempre a mesma: os raios mais saudáveis brilham antes das 10 horas e depois das 16 horas (ou antes das 11 horas e depois das 17 horas, nas regiões com horário de verão) . Nesse período, há menor radiação UVB, que provoca queimaduras e é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele. 

Apesar da informação ser difundida à exaustão, as praias e piscinas ficam mais lotadas nos horários ‘errados’. Ou seja, é preciso ter atenção redobrada. “Quem se expõe nesses horários de sol mais forte, precisa usar chapéu, recorrer a roupas com proteção solar e ficar embaixo do guarda-sol”, alerta Leonardo Spagnol, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Veja também

Outro alerta: passar protetor solar é sempre obrigatório —  e mais de uma vez. O filtro deve ser reaplicado após o mergulho na água ou se houver suor excessivo, por exemplo. Para quem quer um pouco mais de cor, Spagnol explica que os óleos são proibidos, pois aumentam o risco de queimaduras. Nesse caso, indica-se os autobronzeadores. Os cremes tingem de dourado a camada mais superficial da pele.

Por fim, não adianta tentar alcançar o bronze no primeiro dia. Além dos conhecidos riscos à saúde, quando a pele descamar — o que é inevitável –, o bronzeamento adquirido vai embora.

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Thais Fernandes

    O corpo humano não é feito apenas de pele. O sol é necessário para a produção de vitamina D. A humanidade evoluiu sob o sol. Não é a toa que há carência generalizada de vitamina D, com nefastas consequências: depressão, osteoporose etc.

    Curtir

  2. Jorge Iório

    Temos que levar em conta o horário de verão. Nesse caso, atualmente, o período não recomendado de exposição deveria ser de 11:00 hs às 17:00 hs.

    Curtir

  3. Adelino Nascimento

    E qual é o melhor horário de exposção ao sol para obtenção de vitamina D?

    Curtir

  4. Jorge Iório

    De acordo com informacoes medicas, o melhor horario para sintetizar a vitamina D e quando o sol estiver mais forte. Mas, nao precisa mais do que 20 minutos diarios. Eu optei por faze-lo entre 10 e 11 horas no horario de verao, pois o sol ja esta bem forte sem que ofereca grandes riscos a pele.

    Curtir

  5. Jorge Iório

    Afinal, a vitamina D e importantissima para a saude.

    Curtir

  6. Jerciano Costa

    VEJA, que tal trocar o título da reportagem para: “Afinal, quais melhores horários para tomar sol?”. Pois o melhor horário para tomar sol é ao meio-dia, quando a incidência ultravioleta B é máxima, estimulando a produção do hormônio D3 (vitamina D) pela nossa pele. Este hormônio é um dos maiores protetores celulares, da pele e de todo o organismo, e previne o câncer! Tomar sol antes das 10 e depois das 16 não vai trazer benefício nenhum para a saúde…

    Curtir