Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

80% da população de Portugal está completamente vacinada contra a Covid-19

O país diminuiu as restrições sanitárias como o uso de máscara, que esta semana deixou de ser obrigatória em locais abertos

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 set 2021, 15h30

Em Portugal, 80% da população está totalmente vacinada contra a Covid-19. Segundo dados oficiais, o país é uma das nações mais vacinadas do mundo, só comparada aos Emirados Árabes Unidos, com o mesmo índice de imunizações completas.

“Não estou preocupado se somos o número 1, 2 ou 3”, disse o Vice-Almirante Henrique de Gouveia e Melo, chefe da força-tarefa de vacinação de Portugal. “O que eu quero é controlar o coronavírus. Vacinar o maior número possível de pessoas elegíveis para que o vírus não tenha espaço de manobra”, completou, enquanto recebia aplausos em um centro de vacinação próximo à Lisboa.

Gouveia e Melo tem sido amplamente elogiado por estabelecer uma rápida campanha de vacinação, o que permitiu a diminuição de grande parte das restrições sanitárias no país do sul da Europa, que no início deste ano lutou passou por um enorme avançaos de casos de Covid-19. Ele disse que o país começou a vacinar no mesmo ritmo que outras nações da União Europeia, mas diferentemente de outros locais onde os movimentos anti-vacinação cresceram, Portugal teve o processo acelerado já que apenas 3% da população se considera negacionista. O chefe da força-tarefa de vacinação alertou, no entanto, que a batalha contra a doença não vai acabar até que todos os países, desenvolvidos ou não, tenham acesso aos imunizantes. “Estamos vacinando em excesso em países mais ricos e não há vacinação em países mais pobres. Não posso concordar com isso, não apenas pela ética e moral, mas porque não é a melhor estratégia e atitude racional.”

Portugal vacinou cerca de 8,2 milhões de pessoas de sua população de pouco mais de 10 milhões, declaram as autoridades de saúde portuguesas na noite de terça-feira, 14. Quase todos os adultos com mais de 65 anos e metade dos jovens de 12 a 17 anos já completaram o esquema vacinal.  Na segunda-feira, 13, o uso da máscara deixou de ser obrigatório ao ar livre no país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.