Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Cinco indicados ao Oscar acusados de plágio

Campeão de indicações neste ano, 'A Forma da Água' é acusado de copiar peça em que a faxineira de um laboratório se apaixona por um golfinho

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 16h48 - Publicado em 2 mar 2018, 06h00

A Forma da Água, 2017
Guillermo del Toro, que dirigiu o campeão de indicações ao Oscar deste ano (foto acima), foi acusado de copiar a peça Let Me Hear You Whisper. Do ganhador do Pulitzer Paul Zindel, a obra teatral conta a história da faxineira de um laboratório que se apaixona por um golfinho mantido preso em um tanque de água usado para testes.

Ela, 2013
O diretor do longa indicado a cinco estatuetas, Spike Jonze, foi processado por dois roteiristas — eles o acusaram de ter roubado a ideia original da história que ambos escreveram mas nunca chegaram a produzir. Ela aborda o amor de um homem por um sistema operacional. Jonze ganhou o processo, em 2014.

Avatar, 2009
James Cameron, o diretor da obra indicada a nove prêmios, foi processado três vezes — e venceu em todas elas. Uma das ações o acusava de copiar desenhos de paisagens idênticas às criadas por um ilustrador não contratado para o filme.

Conduzindo Miss Daisy, 1989
O filme de Bruce Beresford, que retrata a amizade improvável entre uma senhora judia e um motorista negro, recebeu nove indicações. Beresford foi processado pelo escritor Henry Denker, que o acusou de copiar no longa a relação enfocada no romance Horowitz e Mrs. Washington. A Justiça deu ganho de causa ao diretor.

Rocky — Um Lutador, 1976
Escrito e estrelado por Sylvester Stallone e indicado a dez prêmios, Rocky foi inspirado na vida do boxeador Chuck Wepner, que levou à lona Muhammad Ali. Stallone escreveu o roteiro logo depois de assistir à luta entre os dois, sem pagar direitos autorais. Em 1996, foi processado e fez um acordo para evitar multa.

Publicado em VEJA de 7 de março de 2018, edição nº 2572

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.