Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Zambelli fará novo depoimento após apontar arma para homem, decide STF

Ministro Gilmar Mendes atendeu a pedido da PGR para que parlamentar bolsonarista seja ouvida em investigação no Ministério Público Federal

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 nov 2022, 16h41 - Publicado em 5 nov 2022, 15h25

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, determinou neste sábado, 5, que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)  preste novos esclarecimentos na investigação aberta para apurar o fato de ter apontado uma arma de fogo para um homem negro, às vésperas do segundo turno, em São Paulo. Este será o segundo depoimento da congressista sobre o caso. Reeleita, a parlamentar viajou para os Estados Unidos uma semana após, em um bairro nobre da capital paulista, ter perseguido um homem pelas ruas, apontado uma pistola para ele e exigido que a vítima se deitasse no chão e pedisse desculpas depois de uma suposta agressão verbal. Zambelli teve as redes sociais suspensas e nega que tenha fugido do país.

Em sua decisão, Mendes acata pedido da Procuradoria-geral da República para ouvir a parlamentar e diz que, se a deputada não prestar esclarecimentos sobre o episódio em que perseguiu o homem, a investigação poderá ser conduzida à revelia dela. No episódio, um segurança de Zambelli fez um disparo para o alto e foi preso em flagrante porque uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe o transporte de armas e munições por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.

“Ainda que tal depoimento (de Carla Zambelli) já tenha sido prestado em primeiro grau, a reinquirição da parlamentar pelo promotor natural do caso constitui medida útil ao regular desenvolvimento das investigações, razão pela qual deverá ser imediatamente realizada pela PGR, tendo em vista inclusive a relevância do caso e a necessidade de se imprimir um ritmo adequado a este procedimento investigativo”, disse Gilmar Mendes em sua decisão.

No processo serão apurados os delitos de porte ilegal e disparo de arma de fogo, infrações penais contra a liberdade pessoal, a honra e a vida. O PT ingressou no STF com uma notícia-crime contra Zambelli para que também seja apurada eventual prática de racismo, já que o homem vítima da parlamentar é negro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.