Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Vice fará articulação do governo Doria; Kassab é cotado para secretaria

Rodrigo Garcia coordenou a campanha que levou ele e o tucano para o Palácio dos Bandeirantes; ex-prefeito e deputado do PSL são políticos de lista

Por Da Redação
Atualizado em 3 nov 2018, 16h11 - Publicado em 2 nov 2018, 10h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), definiu o primeiro nome do seu secretariado no Palácio dos Bandeirantes. Coordenador da campanha vencedora, o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM-SP), vice-governador eleito, será o novo secretário de Governo, assumindo a condução de projetos e a articulação política com a Assembleia Legislativa.

    Entre os demais nomes cotados, técnicos próximos a Doria e políticos capazes de ampliar a força do governo no Legislativo. No segundo grupo, aparecem os nomes do também ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) e do deputado estadual eleito Frederico D’Ávila (PSL).

    Kassab hoje comanda o Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicações do governo Temer, que já foi prometido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para o astronauta Marcos Pontes (PSL). Presidente nacional do PSD, quinta maior bancada da Câmara com 34 deputados, ele deve ser escolhido por Doria caso não seja convidado a assumir outra pasta no futuro governo federal.

    Já D’Ávila, presidente da Sociedade Rural Brasileira, poderia trazer consigo a adesão do PSL ao governo do tucano em São Paulo. O partido de Bolsonaro fez a maior bancada da Alesp, com quinze deputados estaduais. O parlamentar eleito foi um dos autores do programa de governo do PSL para a área da agricultura.

    Técnicos

    Segundo interlocutores, o tucano cogita nomes que não conseguiu emplacar na Prefeitura da capital em 2016. O nome preferido de Doria para a Fazenda, por exemplo, é o da economista Ana Carla Abrão, que é conselheira do tucano e já foi secretária da Fazenda do governo de Goiás.

    Continua após a publicidade

    Em 2016, ela foi sondada para ocupar a mesma pasta na capital paulista quando o tucano foi eleito prefeito, mas declinou do convite. Em seu lugar, Doria convidou o economista Caio Megale, que permanece até hoje na gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB). Ex-chefe de gabinete de Doria, Wilson Pedroso pode assumir a Secretaria da Casa Civil ou ser secretário particular do governador. Braço-direito do tucano, ele é um dos responsáveis por coordenar a transição ao lado de Rodrigo Garcia.

    Para a Educação, o educador Mozart Neves Ramos, ex-secretário em Pernambuco e diretor do Instituto Ayrton Senna, é o nome mais cotado dentro da equipe do futuro governo. Mozart também foi sondado pelo tucano em 2016. Da mesma forma, Doria voltou a flertar com o médico e empresário Cláudio Lottenberg para comandar a Saúde. Ex-presidente do Hospital Albert Einstein e presidente da United Health, empresa que comprou a Amil, ele já havia sondado há dois anos para compor a equipe municipal.

    Mudança total

    No entorno de Doria é dado como certo de que nenhum secretário do governador Márcio França (PSB), adversário do tucano no segundo turno, permanecerá na nova gestão, incluindo quadros do PSDB, como o atual secretário de Governo, Saulo de Castro, que apoiou França na eleição e teve pedido de expulsão do partido aprovado pela executiva municipal da legenda e depois revogada pela executiva nacional.

    Continua após a publicidade

    Ainda assim, ex-secretários do governo Geraldo Alckmin (PSDB), como o médico David Uip (Saúde), podem voltar para o governo. Da mesma forma, secretários que deixaram a Prefeitura junto com Doria em abril deste ano, como Julio Serson (Relações Internacionais), devem voltar para a máquina pública. Na Comunicação, o atual subsecretário municipal, Fábio Santos, pode subir da Prefeitura para o Estado.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.