Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

TSE convida União Europeia para observar eleições 2022

Representantes do bloco são chamados para monitorar o pleito em meio a temor de que Bolsonaro não respeite resultados das urnas

Por Duda Monteiro de Barros Atualizado em 12 abr 2022, 14h01 - Publicado em 12 abr 2022, 13h47

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou à agência Reuters na última segunda-feira, 11, que convidou a União Europeia pela primeira vez para observar as eleições gerais brasileiras deste ano.

Em resposta, o vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, agradeceu a iniciativa e disse que consultaria os 27 estados-membro do bloco e o Parlamento Europeu. Até agora, o convite não foi oficialmente aceito.

RelacionadasPolíticaEduardo Bolsonaro critica Luciano Huck, mas toma invertidaPolíticaEconomistas dos governos Sarney, FHC, Lula e Dilma abraçam Freixo

O TSE ainda afirmou à Reuters que convidou outros grupos e instituições internacionais para montar missões de observação eleitoral, incluindo a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Carter Center, o parlamento do Mercosul e a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES).

Continua após a publicidade

O presidente Jair Bolsonaro, que ataca com frequência o sistema eleitoral brasileiro, tentará sua reeleição em 2022. O convite do TSE ocorre em meio ao medo de que o líder não aceite o resultado de outubro e acuse a votação de ter sido adulterada.

A deslegitimação do sistema eleitoral preocupa autoridades e eleitores. No ano passado, quando Donald Trump, colega americano de Bolsonaro, não aceitou a derrota nas urnas, a consequência foi uma invasão ao Capitólio que culminou em mortes e feridos. Na época, o brasileiro disse, sem evidências, que havia relatos de fraudes no pleito dos EUA.

Com Reuters

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.