Temer diz que ataque a Bolsonaro é ‘episódio triste e lamentável’
'Se Deus quiser o candidato passará bem', afirmou; confira o que outros políticos e autoridades falaram sobre a violência sofrida por presidenciável
O presidente da República, Michel Temer (MDB), se manifestou na tarde desta quinta-feira, 6, sobre o ataque ao presidenciável Jair Bolsonaro. O candidato do PSL foi vítima de uma facada na região do abdômen durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Um suspeito foi preso.
Leia a seguir a fala do presidente:
“Isto revela algo que nós devemos nos conscientizar porque é intolerável exatamente a intolerância que tem havido na sociedade brasileira. É intolerável que as pessoas falseiem dados durante campanha eleitoral. É intolerável que nós vivamos num estado democrático de direito que não haja possibilidade de uma campanha tranquila. De uma campanha em que as pessoas vão e apresentem os seus projetos, porque ninguém vota em candidato. Esse é o grande equívoco, votar em candidato é coisa de cultura atrasada, você tem que votar em projetos. E para votar em projetos, o candidato precisa circular pelo país. Relato este fato apenas para não deixar passar em branco este episódio triste, convenhamos, lamentável para a nossa democracia, mas que ele sirva de exemplo, e se Deus quiser o candidato Bolsonaro passará bem, temos certeza que não haverá nada mais grave, esperamos que não haja nada mais grave.”
Confira abaixo o que outros políticos e autoridades falaram sobre o episódio.
Dilma Rousseff, ex-presidente da República
Acho lamentável. Não podemos incentivar o ódio. Quem fez isso não pode ficar impune. Isso não pode acontecer em um país democrático
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República
Há tempos menciono e critico o ódio que se difunde na sociedade. A facada em Bolsonaro fere a democracia. É inaceitável humana e politicamente.
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados
É lamentável e repugnante a violência praticada contra o deputado Jair Bolsonaro. Independente de divergências políticas, a sociedade não deve tolerar atitudes dessa natureza, que atentam contra a nossa democracia. Que o caso seja esclarecido e punido o mais rápido possível.
Eunício Oliveira, presidente do Senado
Agressões a qualquer cidadão que expõe suas ideias são inaceitáveis, atentam contra a Democracia e a ordem constitucional. Não se pode transigir com atos que ponham em risco a liberdade, nem com a violência e a criminalidade em geral. O agressor tem de ser exemplarmente punido.
Rosa Weber, ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
O Tribunal Superior Eleitoral repudia toda e qualquer manifestação de violência, seja contra eleitores, seja contra candidatos ou em virtude do pleito. As eleições são uma manifestação de cidadania por meio da qual o povo expressa sua vontade. Inaceitável que atitudes extremadas maculem conquista tão importante quanto é a Democracia.
Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais
Lamentável e inaceitável o que aconteceu em Juiz de Fora com o candidato Jair Bolsonaro. Vivemos em uma democracia. A violência nunca fortaleceu o debate de ideias e propostas. Condeno qualquer ataque à democracia e a qualquer pessoa, independente de partido político ou ideologia