Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Só impeachment gerou mais tuítes que julgamento de Lula

Condenação foi tema de 1,2 milhão de postagens; segundo levantamento, imprensa tradicional superou comemorações e críticas em torno da decisão

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 26 jan 2018, 11h47 - Publicado em 26 jan 2018, 11h29

O balanço final do impacto do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no Twitter indica que o assunto foi tema de cerca de 1,2 milhão de mensagens no Brasil durante toda a quarta-feira (24). Os dados foram coletados pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas.

Segundo a FGV-DAPP, o evento foi o que mais provocou debate entre os usuários brasileiros da rede social desde a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em abril de 2016 — assunto que gerou 1,5 milhão de menções em 24 horas.

O volume de interações na quarta foi tão grande que até os “bots” ficaram em segundo plano, limitando-se a cerca de 5%, tanto entre os usuários favoráveis a Lula quanto entre os que comemoraram a confirmação da condenação. Os “bots” são perfis automatizados, programados para difundir informações como se fossem pessoas.

Entre os que fizeram menção ao julgamento, o campo pró-Lula foi o que publicou o maior número de postagens (44,1%). Os opositores do ex-presidente foram responsáveis por 35,4% e outros 15,3% foram publicados por perfis que não se alinharam a nenhum dos dois blocos. Houve ainda cerca de 5% de postagens de teor indefinido, sem interação com outros perfis.

Parte significativa das publicações (12,3 mil) fez alusão à alta da Bolsa de Valores e ao otimismo do mercado financeiro com o resultado do julgamento. O pico da movimentação no Twitter se deu entre 17h e 19h, com a repercussão da ratificação da condenação de Lula e a determinação de aumento de sua pena de prisão. Nesse horário, segundo a FGV-DAPP, “a imprensa tradicional se projetou como fonte central de impacto”, superando as comemorações e as críticas em torno da decisão do TRF4.

Continua após a publicidade

Mapa

A distribuição regional das postagens mostra que, em termos proporcionais, o julgamento foi mais mencionado na Região Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte, na Bahia e no Ceará. O impacto do julgamento no Facebook também foi medido pela FGV-DAPP. A análise detectou cerca de 2 milhões de interações na página de Lula, desempenho que o fez superar o engajamento em relação ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), presidenciável que costuma ter presença mais forte na rede social.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.