Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Setores do governo já trabalham para emplacar futuro ministro do STF

Nome do ministro da Justiça engrossa a lista de supremáveis formada por Bruno Dantas e Luis Felipe Salomão

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 jun 2023, 14h42 - Publicado em 24 jun 2023, 11h32

Com a confirmação pelo Senado do nome de Cristiano Zanin como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), setores do governo e integrantes do PT ligados ao meio jurídico começaram a trabalhar nos bastidores para tentar viabilizar a indicação do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para a próxima vaga a ser aberta na Corte. A presidente do STF Rosa Weber completa 75 anos no início de outubro e se aposentará compulsoriamente, abrindo espaço para que Lula indique mais um nome ao tribunal constitucional. Dos 11 assentos no colegiado, sete são indicação de governos petistas.

O nome de Dino não figurou na lista de supremáveis que disputaram a cadeira de Ricardo Lewandowski – a ser ocupada, a partir de agosto, por Cristiano Zanin – mas tem aderência no governo pelo fato de o ministro ter a confiança do presidente Lula, o apoio de parte do PT (embora o político seja filiado ao PSB) e a simpatia de integrantes do Supremo, como o decano Gilmar Mendes.

Flávio Dino foi juiz federal por cerca de 13 anos, mas abandonou a magistratura para entrar na carreira política em 2006, quando elegeu-se deputado federal pelo PCdoB. Filiado ao PT nos anos de 1990, foi presidente da Embratur no governo de Dilma Rousseff e duas vezes governador do Maranhão. Caso viabilize seu nome para o STF, ele enfrentará a concorrência de postulantes de peso, como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.