Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Salários iguais e cotas: o pacote de medidas de Lula no Dia da Mulher

Respeito às mulheres é 'inegociável' em todas as esferas do Executivo, anunciou o presidente em cerimônia

Por Da Redação Atualizado em 8 mar 2023, 17h14 - Publicado em 8 mar 2023, 13h19
08.03.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de celebração do Dia Internacional das Mulheres e anúncio de conjunto de ações, com a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Palácio do Planalto, Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves - (Ricardo Stuckert/PR)
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta, Dia Internacional da Mulher, uma série de ações com o objetivo de assegurar direitos às mulheres. Entre as medidas, Lula prometeu enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para garantir o pagamento pelo empregador de salários iguais para homens e mulheres que exercem a mesma função.

“Fizemos a questão de colocar a palavra ‘obrigatoriedade’ (na lei). Se trabalha na mesma função, com a mesma competência, a mulher tem o direito de ganhar o mesmo salário”, afirmou o presidente. “A igualdade de gênero não virá da noite para o dia, mas precisamos acelerar esse processo. E, se dependesse desse governo, a desigualdade acabaria hoje mesmo por um simples decreto do presidente”, disse, e pontuou que o respeito às mulheres é ‘valor inegociável’ no Executivo.

Segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o texto prevê multa de dez vezes o maior salário pago na empresa em caso de descumprimento da paridade. Também foi anunciado um decreto que regulamenta cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência em contratações públicas na administração federal direta, autarquias e fundações.

Entre outras ações, o governo também instituiu o Dia Nacional Marielle Franco (14 de março), data em que a vereadora e o motorista Anderson Gomes foram assassinados. A intenção é conscientizar sobre a violência política de gênero e de raça.

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.