Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

‘Risco Nardes’ e alertas do STF: a operação contra o golpismo do ministro

Ideia de licença médica e lembranças de antiga delação compuseram o cenário de pressões após áudio ter vindo a público

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 nov 2022, 10h03

Não era de hoje que o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes espalhava toda sorte de teoria conspiratória no grupo de troca de mensagens usado pelos integrantes do TCU. A mais frequente delas eram posts com ataques às urnas eletrônicas e com contestações à segurança do equipamento de votação – sempre com a convicção de que haveria mesmo fraude nas eleições. Mas foi o vazamento de um áudio em que faz um discurso golpista segundo o qual seria questão de dias para “acontecer um desenlace forte na nação” que desencadeou uma operação de bastidores para estancar maiores desgastes para a imagem do tribunal.

Partiram de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como Gilmar Mendes e Dias Toffoli, por exemplo, a ideia de que Nardes deveria se licenciar do cargo para evitar que a crise escalasse de patamar e o alerta de que o áudio poderia desencavar episódios pouco edificantes do passado recente do ministro.

Autorizado por Toffoli, em junho de 2018 Nardes foi alvo de uma operação de busca e apreensão após ter sido citado na delação premiada do ex-subsecretário de Transportes do Rio Luiz Carlos Velloso. De acordo com o delator, ele pagava despesas pessoais do ministro e, a partir de operações dele com o empresário Fernando Cavendish, Nardes teria recebido recursos para beneficiar a construtora Delta, de Cavendish, no TCU.

Entre colegas da Corte de Contas, a avaliação é a de que o ministro é dado a “fanfarronices” e gosta de gabar-se de ter trânsito e acesso a informações reservadas do governo, mesmo que isso não seja necessariamente verdade. É nesse contexto, dizem integrantes ouvidos sob reserva por VEJA, que Augusto Nardes declara no áudio enviado por WhatsApp a um grupo ligado ao agronegócio que falou com a equipe do presidente Jair Bolsonaro e que o mandatário “certamente terá condições de enfrentar o que vai acontecer no país”. Com declarações desta natureza, afirmam interlocutores do TCU, ele ganharia prestígio entre produtores rurais com os quais mantém negócios.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.