Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Recurso de Witzel contra impeachment vai a julgamento no STF

Sessão virtual começa em 16 de outubro e pode travar processo de afastamento no Rio

Por Marina Lang Atualizado em 6 out 2020, 17h14 - Publicado em 6 out 2020, 17h14

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu enviar o recurso feito pelo governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, a um plenário virtual da 1ª Turma da Corte nesta terça-feira (6).

Se aceito, o pedido de Witzel pode retardar o processo de impeachment na esfera estadual que, atualmente, está em andamento no chamado Tribunal Processante, grupo misto que é composto por deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e desembargadores do Tribunal de Justiça do estado (TJRJ).

Os ministros não se encontram neste tipo de sessão – eles apenas computam seus votos no sistema eletrônico do STF. O julgamento foi marcado para o dia 16 de outubro. Além de Moraes, que é relator do pedido de Witzel na corte, votam também os ministros Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Luis Roberto Barroso. O prazo de votação estará aberto até o dia 23 do mesmo mês.

No final de julho, o ministro Dias Toffoli dissolveu a comissão de impeachment e determinou que outra comissão fosse montada de acordo com o critério de proporcionalidade dos partidos na Alerj. A casa legislativa fluminense recorreu da decisão e, em 28 de agosto, Moraes revogou a decisão de Toffoli e manteve a comissão do impeachment.

Continua após a publicidade

Witzel foi afastado por uma decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também em 28 de agosto, e que foi posteriormente confirmada pelo colegiado dessa corte. O afastamento tem prazo de 180 dias e ocorreu no âmbito da Operação Tris In Idem, desencadeada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo Ministério Público Federal (MPF) do Rio.

Ele é acusado de desvio de recursos da Secretaria da Saúde durante a pandemia do coronavírus. O governador afastado nega as irregularidades.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.