Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Prefeitura do Rio decreta estado de emergência para combater coronavírus

Decreto autoriza compra e locação de materiais, serviços e produtos sem necessidade de licitação; estado do Rio possui 33 casos confirmados até o momento

Por André Siqueira 18 mar 2020, 08h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), declarou nesta quarta-feira, 18, estado de emergência no município. O decreto, publicado no Diário Oficial, tem o objetivo de conter a pandemia do novo coronavírus na cidade. A medida já havia sido tomada pelo governador do estado, Wilson Witzel (PSC), na terça-feira 17.

    Publicidade

    Na prática, a prefeitura do Rio fica autorizada a comprar ou alugar materiais, serviços e produtos sem necessidade de licitação, para atuar na prevenção e tratamento do coronavírus. O decreto também permite que servidores da Secretaria Municipal de Saúde ingressem “em propriedades particulares, para prestar socorro ou proceder a sua evacuação”, além de “fazer uso de propriedade particular, no caso de iminente necessidade, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano”.

    Publicidade

    Na terça-feira, Crivella proibiu passageiros em pé nos ônibus convencionais e no BRT, e anunciou outras medidas para conter o surto do coronavírus, como fechamento dos Parques Municipais, cinemas e teatros, pedido para que clubes esportivos, colônias de férias e academias sejam fechados, e cancelamento de áreas de lazer.

    De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro possui 33 casos confirmados e 859 casos suspeitos. Até o momento, são dois os casos de transmissão comunitária, isto é, quando não se sabe a origem de um caso transmitido.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.