Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pesquisa traz um ótimo número para Lula – e alerta para Bolsonaro

Ipespe confirma liderança do petista

Por Matheus Leitão
12 out 2022, 17h28

A 18 dias do segundo turno das eleições, o retrato desenhado pelas pesquisas de intenção de voto mostram a dificuldade que o presidente Jair Bolsonaro enfrenta para tentar se aproximar de Lula na disputa.

Nova rodada Ipespe divulgada nesta terça, 11, aponta que o petista tem 50% dos votos contra 43% do atual presidente.

A distância de 7 pontos é menor do que a mostrada pela rodada Ipec do início da semana, mas ainda é um sinal de alerta para a equipe de Bolsonaro porque o presidente tem cada vez menos tempo para virar o jogo a seu favor.

Considerando apenas os votos válidos, a Ipespe indica que Lula tem 54% dos votos contra 46% de seu adversário, uma distância de 8 pontos, também inferior aos 10 pontos mostrados pela Ipec.

Como esta coluna tem lembrado sempre, as pesquisas falharam no primeiro turno e não conseguiram medir a força do bolsonarismo nas urnas. O resultado foi uma diferença grande entre os levantamentos e o resultado final da primeira etapa da eleição.

Continua após a publicidade

Apesar de perder em todos os cenários, a pesquisa Ipespe traz um recorte que pode dar alguma esperança a Bolsonaro. Quando são excluídos da pergunta sobre a intenção de voto aqueles eleitores que afirmam ter pouco ou nenhum interesse na eleição (18%), Lula tem 51% dos votos contra 47% de Bolsonaro.

“Foi inserido um cruzamento que excluiu os 18% que têm pouco ou nenhum interesse no pleito, o que teoricamente pode sugerir maior predisposição ao não comparecimento. Resultando daí um placar de 51% X 47% dos votos totais, 2% de B/N, e 01% de Não Sabe/ Não Respondeu. A distância registrada no momento confere a esse segundo turno um formato diverso de outras eleições que terminaram com margens mais confortáveis para o líder, considerados os votos totais”, explica Antônio Lavareda, responsável pela pesquisa.

Um dado importante colhido pela pesquisa foi o desempenho dos dois candidatos nas mídias. Para os eleitores, Lula é o que aparece melhor nas notícias de TV e rádio (49% x 33%), é o que tem aparecido melhor nas notícias de jornais, revistas e portais da internet (49% x 32%) e tem apresentado a melhor propaganda na rádio e na TV (45% x 35%).

Como já era de se esperar, Bolsonaro se sai melhor nas redes sociais. O presidente tem mais seguidores do que seu adversário e conta com bolsonaristas muito engajados nesses aplicativos. Para os eleitores consultados pelo Ipespe, Bolsonaro tem tido melhor presença nas redes sociais (43% x 40%) e tem sido melhor comentado nas conversas de WhatsApp (41% x 38%).

Continua após a publicidade

No final de agosto, quando começaram as propagandas políticas na TV e no rádio, a coluna mostrou que, se o quadro de 2018 se repetisse, as mídias tradicionais teriam pouca influência no voto.

No entanto, considerando a vitória de Lula em todos os cenários e seu bom desempenho nos jornais, TV, revistas e rádio, esses meios tradicionais têm sido suficientes para mostrar o que o petista quer apresentar aos eleitores.

Com o levantamento do Ipespe, fica claro que Lula precisa manter seus votos enquanto seu adversário precisa correr mais do que nunca atrás de novos eleitores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.