As pesquisas de intenção de voto divulgadas neste sábado, 29, sobre a disputa presidencial deixaram claro que essa eleição será decidida voto a voto.
Dos seis institutos que divulgaram levantamentos, quatro apontam empate técnico entre Lula e Bolsonaro considerando a margem de erro.
Confira a apuração do resultado do segundo turno das eleições 2022.
A Paraná Pesquisas, um dos institutos que mais acertou o resultado do primeiro turno, foi a que apontou a menor diferença entre os dois: Lula tem 50,4% dos votos válidos contra 49,6% de Bolsonaro, uma distância mínima de 0,8 ponto percentual.
A pesquisa da CNT/MDA aponta Lula com 51,1% dos votos contra 48,9% do atual presidente, distância de 1,2 ponto percentual.
O Datafolha também indica empate técnico com oscilação positiva para Bolsonaro de um ponto e oscilação negativa também de um ponto para Lula. Segundo o DataFolha, o petista tem 52% dos votos válidos e o atual presidente tem 48%.
A pesquisa Genial/Quaest também aponta empate técnico às vésperas da eleição: Lula com 52% dos votos válidos e Bolsonaro com 48%.
Um dos recortes feitos pela Genial/Quaest mostra que a abstenção pode definir essa eleição. Quando são considerados apenas os chamados “likely voters”, como o instituto define aqueles que têm maior potencial de ir votar neste domingo, a distância entre Lula e Bolsonaro fica ainda menor: o petista com 51,4% dos votos contra 48,6% do presidente que tenta a reeleição.
Os dois institutos que não mostram empate técnico dão a vantagem a Lula na disputa. Para o Ipec, Lula tem 54% dos votos válidos contra 46% de Bolsonaro, distância de oito pontos. Já o Atlas Intel mostra o petista com 53,4% dos votos válidos ante 46,6% do atual presidente, distância de 6,8 pontos.
Neste domingo, 30, Lula ou Bolsonaro vencerão a eleição por uma margem apertada. Cada brasileiro que tomar a decisão de sair de casa para votar estará ajudando a definir os próximos quatro anos do país. Daí a importância do voto e de manifestar sua vontade na urna.