Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Nova pesquisa mostra uma diferença crucial entre Lula e Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão
Atualizado em 15 out 2022, 11h22 - Publicado em 15 out 2022, 11h08

A eleição deste ano está deixando evidente que os discursos de Lula e Bolsonaro atingem eleitores de faixas de renda bem diferentes.

A nova rodada Datafolha do segundo turno divulgada nesta sexta, 14, mostra um crescimento importante do petista entre os mais pobres e um avanço do atual presidente entre os mais ricos.

Lula cresceu de 54% para 58% dos votos entre quem ganha até dois salários. Nesse grupo, apesar de todos os esforços e medidas eleitoreiras, Bolsonaro caiu de 37% para 36% no período de uma semana.

Já entre os eleitores que ganham mais de 10 salários, Bolsonaro subiu de 43% para 53% dos votos, crescimento significativo de dez pontos. Ao mesmo tempo, Lula caiu de 52% para 39% nesse eleitorado em uma semana, recuo de 13 pontos.

Nas demais faixas de renda, o petista caiu mais do que o atual presidente, diz a pesquisa.

Continua após a publicidade

Entre quem ganha de 2 a 5 salários, Lula manteve 41% dos votos e Bolsonaro foi de 52% para 53%.

No eleitorado que ganha de 5 a 10 salários, o ex-presidente caiu de 45% para 40% e Bolsonaro manteve os 52% que já tinha.

As diferenças mostram o quanto Lula tem facilidade de conquistar os votos dos mais necessitados, mesmo que Bolsonaro tenha adotado um “vale-tudo” concedendo benefícios e assistência nos últimos meses de governo.

Continua após a publicidade

Nas regiões, o Nordeste continua sendo um reduto petista importante. A distância que já era grande entre os dois ficou ainda maior, mostrando que Lula ainda não chegou no teto dos votos que pode ter entre os nordestinos. O ex-presidente subiu de 66% para 68% dos votos no Nordeste enquanto Bolsonaro caiu de 28% para 27%.

No Sul, Lula manteve 38% dos votos e Bolsonaro oscilou de 54% para 55%. No Centro-Oeste, Lula caiu de 40% para 39% enquanto o presidente manteve 55%. No Norte, cada um ganhou um ponto: Lula saiu de 45% para 46% e Bolsonaro subiu de 48% para 49%. No Sudeste, a notícia foi boa para o presidente, que subiu de 47% para 48% enquanto Lula manteve 44% das intenções de voto.

Numa disputa tão acirrada, cada ponto importa e essa dificuldade que um candidato tem de falar com determinados segmentos de eleitores pode ser decisiva para o resultado do dia 30.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.