Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nova pesquisa Ipec traz melhor presente para Lula, e bomba para Bolsonaro 

Entenda

Por Matheus Leitão
Atualizado em 24 out 2022, 20h52 - Publicado em 24 out 2022, 19h18

A nova pesquisa Ipec de nova não teve quase nada – porque os números permanecem iguais àqueles de 10 dias atrás. Mas – até por isso – é a melhor notícia que Lula poderia receber faltando apenas 6 dias para as eleições.

Segundo o antigo instituto Ibope, manteve-se a estabilidade no quadro eleitoral, e o petista tem 50% de intenção de votos no segundo turno ante 43% de Jair Bolsonaro, de acordo com os números divulgados nesta segunda-feira, 24.

E o pior: apenas 10% dos entrevistados desta pesquisa sabiam do caso Roberto Jefferson, o delinqüente aliado do presidente da República que atirou e jogou granadas contra policiais federais.

O ataque de Jefferson atingiu em cheio a campanha de Bolsonaro, que, em choque, verdadeiramente teme pelo impacto negativo e a queda em pontos percentuais nos próximos levantamentos que serão divulgados nesta semana.

Mesmo que a Ipec não tenha captado o escândalo do presidente do PTB, o fato de a diferença de Lula permanecer sólida já é importantíssimo para a campanha do petista, e um baita balde de água fria na da extrema-direita.

Continua após a publicidade

Com esses números, descontados os brancos e nulos, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46% – isso se a eleição fosse hoje e não no próximo domingo, 30, como acontecerá.

Com 93% dos entrevistados dizendo que estão decididos, 47% afirmando que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, e Lula sendo rejeitado por menos – 41% -, uma virada vai ficando cada vez mais difícil.

Mesmo com a ressalva da coluna de que as pesquisas não conseguiram dimensionar – ao menos na primeira etapa do pleito – o tamanho do apoio ao bolsonarismo, fica óbvio que à medida que o tempo passa o jogo vai ficando cada vez mais definido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.