Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juiz determina que Facebook tire do ar ofensas a Marielle

Publicações com informações falsas de conteúdo criminoso devem ser apagadas em 24 horas

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o Facebook tire do ar posts com “informações falsas de conteúdo criminoso” sobre a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no dia 14. O juiz Jorge Jansen Counago Novelle, da 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do estado (TJRJ), ordenou, em liminar, que publicações sejam removidas no prazo de 24 horas.

A ação foi movida por Mônica Benício, viúva de Marielle, e Anielle Silva, irmã da parlamentar, contra as notícias falsas, as chamadas fake news, criadas para difamar a vereadora. 

O magistrado também determinou que a rede social utilize todas as ferramentas disponíveis para impedir a publicação de novas postagens ofensivas à vereadora e que informe se os perfis de Luciano Ayan, Luciano Henrique Ayan e Movimento Brasil Livre (MBL) patrocinaram as postagens.

Na decisão, Jorge Novelle destacou que o Facebook tem recursos para excluir as postagens que ofendem a honra de Marielle Franco e que é inaceitável que a memória da parlamentar continue sendo desrespeitada.

Em nota, a assessoria de imprensa do Facebook afirmou que a empresa “respeita a justiça e removerá os conteúdos específicos de URL indicados nos autos, conforme prevê a legislação brasileira”. 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    A Esquerda adora um caixão. Ainda bem que mentiras não entram para a História, somente fatos.

    Curtir

  2. Qual processo confirmou a falsidade. Isso é censura. Quem investigou usurpando a Competência da Polícia. A ofendida tinha vida torta. Vivia no meio da bandidagem. Assim disse uma sua parente no velório.

    Curtir

  3. Pois é… e ganhamos da Alemanha… quem viu? Foi um bom jogo…

    Curtir

  4. sinesio gimene

    querem mandar em tudo, pensa que sao quem? os ditadores comunistasl acham que podem tudo nao podem falar mal da santa

    Curtir

  5. sinesio gimene

    querem mostrar o quanto sao bandidos, com eles a justiça nao tem valor, pros outros exigem , intolerantes bandidos

    Curtir

  6. Pacífico Guerra

    A Globosta deve fazer uma novela sobre essa tal de Mariela, com o titulo: O Mimimi de Mariela, e quem a matou no final foi a Nazaré ou a Odete Roitman.

    Curtir