Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Genro de Silvio Santos, Fábio Faria se aproxima de figurões da Justiça

Ministro tem construído pontes com STF e TSE, onde tramitam processos espinhosos contra o presidente

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 set 2020, 15h46 - Publicado em 4 jul 2020, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Novo ministro das Comunicações e agora articulador político informal do governo Bolsonaro, o deputado licenciado Fábio Faria (PSD-RN) tem atuado nos bastidores para reconstruir pontes com setores refratários ao ex-capitão e nos últimos dias se aproximou de figurões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos dois tribunais tramitam processos que podem decidir o futuro de Bolsonaro – no TSE existem ações que pedem a cassação de seu mandato sob a acusação de abuso de poder e no STF estão investigações como a que apura a participação de bolsonaristas em atos antidemocráticos e a que envolve ataques e fake news contra ministros da Corte.

    Genro do empresário Silvio Santos e hábil negociador, Faria tem convidado ministros do entorno do presidente a visitar o SBT, emissora de TV do sogro, se aproximou, por meio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de figurões do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, mais recentemente, atuou como mediador de um convite do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) para um almoço com ministros de tribunais. O encontro acabou não ocorrendo, mas evidenciou junto a membros do Judiciário o trânsito do novo ministro das Comunicações. Não à toa, ao tomar posse no cargo, Faria defendeu um “armistício patriótico” entre governo e instituições.

    Próximo de Fabio Faria, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é um dos principais atores políticos a colocar em dúvida a existência de um processo de pacificação proposto por Bolsonaro. Recentemente, Maia se reuniu com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e disse não acreditar em uma paz duradoura, mesmo com os acenos já apresentados por integrantes do governo. Ao lado de Doria e do ministro Alexandre de Moraes, o deputado povoa o imaginário bolsonarista como o artífice de uma conspirata para impedir o presidente de governar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.