Em meio a confusão na Alerj, Rodrigo Bacellar dispara: “Não me confunda com Cláudio Castro”
Embate expõe desgaste entre Washington Reis, secretário de Transportes, e o governo, em meio à disputa pelo Palácio Guanabara em 2026

Durante sessão tensa na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta segunda-feira, 30, um bate-boca entre Rodrigo Bacellar (União Brasil) e Rosenverg Reis (MDB) escancarou a crise no secretariado de Cláudio Castro. O motivo da confusão foi a votação de um requerimento, apresentado pelos membros da CPI da Transparência, para convocar o secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), irmão do deputado.
A CPI, articulada por aliados do governador, propôs a convocação para que o secretário prestasse esclarecimentos sobre o preço das passagens e os recorrentes problemas no sistema de transporte público. Rosenverg reagiu à proposta em tom exaltado. Do microfone, disse que pediria ao irmão que não comparecesse e provocou Bacellar ao sugerir que também deveriam ser abertas CPIs sobre a Fundação Ceperj e sobre a compra de livros didáticos pela Secretaria de Educação — dois escândalos investigados pelo Ministério Público com ramificações ligadas ao presidente da Alerj.

Bacellar reagiu com dureza: “Não me confunda com Cláudio Castro”, disparou, em referência ao governador. Disse que não admitiria ataques pessoais e que Rosenverg poderia “destruir o próprio irmão da forma que achasse melhor”. Apesar da tensão, o requerimento, apresentado pelo deputado Alan Lopes (PL), presidente da CPI, foi aprovado.
Crise interna no governo Castro
Nos bastidores, o episódio expõe o desgaste na relação entre Washington Reis e o governador. O nome escolhido por Castro para disputar o Palácio Guanabara em 2026, o próprio Rodrigo Bacellar, mantém uma relação conflituosa com o secretário. A crise se agravou com as recentes viagens de Castro, que deixaram Bacellar no comando interino do estado — com espaço de manobra ampliado.
Para piorar, no domingo, 29, o prefeito do Rio, Eduardo Paes — provável adversário de Bacellar na disputa pelo governo — publicou nas redes sociais um vídeo em que aparece ao lado de Washington e Rosenverg, chamando os dois de “amigos”. Diante do cenário, resta saber até quando o secretário de Transportes permanecerá no cargo.