Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Em meio a confusão na Alerj, Rodrigo Bacellar dispara: “Não me confunda com Cláudio Castro”

Embate expõe desgaste entre Washington Reis, secretário de Transportes, e o governo, em meio à disputa pelo Palácio Guanabara em 2026

Por Anita Prado Atualizado em 30 jun 2025, 14h01 - Publicado em 30 jun 2025, 13h01

Durante sessão tensa na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta segunda-feira, 30, um bate-boca entre Rodrigo Bacellar (União Brasil) e Rosenverg Reis (MDB) escancarou a crise no secretariado de Cláudio Castro. O motivo da confusão foi a votação de um requerimento, apresentado pelos membros da CPI da Transparência, para convocar o secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), irmão do deputado.

A CPI, articulada por aliados do governador, propôs a convocação para que o secretário prestasse esclarecimentos sobre o preço das passagens e os recorrentes problemas no sistema de transporte público. Rosenverg reagiu à proposta em tom exaltado. Do microfone, disse que pediria ao irmão que não comparecesse e provocou Bacellar ao sugerir que também deveriam ser abertas CPIs sobre a Fundação Ceperj e sobre a compra de livros didáticos pela Secretaria de Educação — dois escândalos investigados pelo Ministério Público com ramificações ligadas ao presidente da Alerj.

Embate com Rosenverg expõe crise de Washington Reis no governo e racha na base de Cláudio Castro.
Embate com Rosenverg expõe crise de Washington Reis no governo e racha na base de Cláudio Castro. (Reprodução/.)

Bacellar reagiu com dureza: “Não me confunda com Cláudio Castro”, disparou, em referência ao governador. Disse que não admitiria ataques pessoais e que Rosenverg poderia “destruir o próprio irmão da forma que achasse melhor”. Apesar da tensão, o requerimento, apresentado pelo deputado Alan Lopes (PL), presidente da CPI, foi aprovado.

Crise interna no governo Castro

Nos bastidores, o episódio expõe o desgaste na relação entre Washington Reis e o governador. O nome escolhido por Castro para disputar o Palácio Guanabara em 2026, o próprio Rodrigo Bacellar, mantém uma relação conflituosa com o secretário. A crise se agravou com as recentes viagens de Castro, que deixaram Bacellar no comando interino do estado — com espaço de manobra ampliado.

Para piorar, no domingo, 29, o prefeito do Rio, Eduardo Paes — provável adversário de Bacellar na disputa pelo governo — publicou nas redes sociais um vídeo em que aparece ao lado de Washington e Rosenverg, chamando os dois de “amigos”. Diante do cenário, resta saber até quando o secretário de Transportes permanecerá no cargo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.