Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Em Brasília: ‘No to comunism’ e ‘Nous sommes tous Bolsonaro’

Mais cedo Bolsonaro replicou em suas redes sociais um vídeo com fogos de artifício e os dizeres: “Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”

Por Hugo Marques, Leonardo Caldas
Atualizado em 7 set 2022, 10h34 - Publicado em 7 set 2022, 08h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um certo tipo de padrão e escrita domina cartazes postados diante das arquibancadas em frente ao palanque de autoridades na manhã desta quarta-feira, onde será realizado o desfile cívico-militar de Sete de Setembro com a presença do presidente Jair Bolsonaro e de ministros do primeiro escalão. A mesma grafia e mensagem são replicadas em mensagens contrárias a uma suposta ameaça comunista contra o país e em recados de apoio ao atual mandatário. “No to comunism” e “Nous sommes tous Bolsonaro” são exemplos estampados por apoiadores do ex-capitão. Mais cedo Bolsonaro replicou em suas redes sociais um vídeo com fogos de artifício na Torre de TV, próxima à Esplanada dos Ministérios, com os dizeres “Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil” — trecho do hino da Independência.

    Publicidade

    A exploração de motes relacionados à liberdade tem servido de pretexto para que eleitores simpáticos ao presidente defendam, nas celebrações do Dia da Independência, temas como uma intervenção das Forças Armadas contra supostos abusos do Supremo Tribunal Federal (STF) e a atuação de militares para fiadores da credibilidade das urnas eletrônicas.

    Publicidade

    Um dos focos de tensão dos desfiles de hoje em Brasília é a presença de caminhoneiros nos arredores da Esplanada dos Ministérios. Os veículos estão barrados por ordem do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), embora o presidente Bolsonaro tenha pedido ontem que eles fossem autorizados a se aproximar da região do desfile.

    Em 2021, quando a categoria de caminhoneiros engrossou o coro de críticas do chefe do Executivo ao STF, houve tentativa de forçar a barreira de segurança que isolava a Suprema Corte dos manifestantes. Na ocasião, planos de fuga que incluíam resgate por terra, ar e água foram preparados em caso de ações mais extremistas.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.