Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dino pede vista e suspende análise de queixa de Bolsonaro contra Janones

Ministro do STF pode ficar até 90 dias com o processo, que trata de das acusações de injúria e calúnia feitas pelo ex-presidente ao deputado

Por Redação
12 Maio 2024, 18h01

O ministro Flávio Dino (STF) pediu vista e suspendeu temporariamente a análise da queixa-crime apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), a quem acusa dos crimes de injúria e calúnia. Dino pode ficar até 90 dias com o processo antes que a análise seja retomada.

A queixa-crime foi apresentada por Bolsonaro no ano passado, depois que o parlamentar responsabilizou o ex-presidente por mortes durante a pandemia de covid-19 e o chamou de “assassino”, “miliciano”, “ladrão de joias, entre outros termos, em seu perfil no X entre março e abril de 2023. Segundo a defesa de Janones, as críticas são genéricas e estariam protegidas pela imunidade parlamentar.

Até a paralisação, o placar estava 2 a 1 a favor do recebimento da queixa-crime. Relatora do caso, a ministra Cármen Lúcia foi favorável à abertura de uma ação penal contra o deputado em relação ao crime de injúria, rejeitando a acusação de calúnia, e foi seguida em seu voto pelo ministro Alexandre de Moraes. Cristiano Zanin, por outro lado, divergiu da posição e votou contra a abertura de ação.

A análise está sendo feita em uma sessão virtual do STF que começou nessa sexta-feira, 10, e vai até o dia 17 de maio. Mesmo com o pedido de vista, os ministros que ainda não se posicionaram podem optar por antecipar o seus votos caso queiram.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.