O Datafolha divulgou nesta quarta-feira, 19, uma nova pesquisa para o segundo turno da eleição presidencial. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 49% das intenções de votos totais contra 45% do presidente Jair Bolsonaro, de acordo com levantamento feito entre os dias 17 e 19 de outubro. Com estes resultados, os dois candidatos estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, divulgada na sexta, 14, Lula tinha 49% dos votos totais ante 44% de Bolsonaro.
Entre os entrevistados, 4% disseram que irão votar em nulo, branco ou nenhum e 1% declararam que não sabem ou não responderam.
Em votos válidos, ou seja, excluindo-se os eleitores que responderam votar em branco ou nulo e os indecisos, o instituto de pesquisas aponta que Lula tem 52% (tinha 53%) contra 48% de Bolsonaro (tinha 47%).
Na votação do primeiro turno, no dia 2 de outubro, o ex-presidente teve 48,4% dos votos válidos contra 43,2% do presidente. Na véspera da votação, o Datafolha apontava 50% dos votos válidos para Lula e 36% para Bolsonaro.
Conforme o levantamento desta quarta, que também mediu a rejeição aos candidatos, 50% dizem que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro e 46% afirmam o mesmo em relação a Lula.
No levantamento divulgado hoje, foram entrevistados 2.912 eleitores em 181 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07340/2022.